APAE PROMOVE SEMINÁRIO

A Escola Especial Meu Recanto – APAE de Rio das Antas – promoveu uma capacitação para agentes de saúde e professores da educação infantil do Município de Rio das Antas. Com o apoio da Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde, Educação e Administração, foi realizado o 1º Seminário do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Saúde Preventiva.

Foram cinco encontros, tendo seu início na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em agosto, e finalizado nesta semana. Entre os temas abordados, o desenvolvimento neuropsicomotor de 0 a 6 anos, aspectos preventivos gerais da saúde, Guia Portage, Síndromes. Foram também trabalhados os cadernos de Atenção Básica "Saúde da Criança" – acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e nutrição infantil.

Os profissionais foram treinados para se transformarem em orientadores de prevenção e identificadores de atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor. Desta forma será possível detectar e encaminhar as crianças precocemente ao setor de saúde competente, evitando o desenvolvimento de deficiências, possíveis de serem evitadas. O trabalho preventivo é uma reunião de esforços de vários órgãos públicos rioantenses. Os palestrantes foram o enfermeiro, Everton Turke, e do fisioterapeuta, Eduardo Dagnoni.

A prevenção das deficiências deveria ser de interesse de todos os cidadãos uma vez que, de cada dez pessoas uma apresenta algum tipo de deficiência. Estatísticas apontam que 70% das deficiências poderiam ser evitadas com medidas de prevenção. A deficiência não é uma doença, mas pode ser causada por uma. A prevenção é uma eficiente alternativa e representa, além de qualidade de vida, uma considerável diminuição nos gastos com tratamentos e com a reabilitação.

Esta análise deve ter início no momento em que a mulher decidir ter filhos ou na descoberta da gravidez, pois os riscos de má formação do feto ocorrem nas primeiras semanas de gestação. Contudo, o ideal é que o casal conheça suas condições de saúde antes de uma possível gravidez. Para tanto exames clínicos são de extrema importância para eliminar riscos, pois permitem constatações importantes através das quais o médico poderá fazer as intervenções e orientações necessárias, evitando o nascimento de uma criança com deficiência.

Após o nascimento as condições cardíacas, musculares, respiratória e os reflexos da criança são avaliadas através da escala de Apgar. Além disso é de fundamental importância que se realize o Teste do Pezinho, através do qual é possível detectar a existência de duas doenças congênitas: o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria, que é uma alteração no metabolismo.

A primeira infância também requer cuidados especiais, pois neste período as crianças também estão mais suscetíveis a adquirir algum tipo de deficiência, as quais podem ocorrer por meningite, sarampo, traumatismos, intoxicações, instrumentos cortantes, fogo, por problemas metabólicos e maus tratos. Desta forma, a APAE elegeu para a capacitação os agentes de saúde, pois mantém contato direto com as famílias. Já os professores da educação infantil pelo fato destes profissionais estarem diretamente ligados ao desenvolvimento da clientela da primeira infância.

FONTE: ASCOM RIO DAS ANTAS