NOVO LOTEAMENTO HABITACIONAL ESTÁ RECEBENDO TODA INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA
A instalação da infraestrutura do novo Loteamento Habitacional de Rio das Antas deve terminar nos próximos dias. A Companhia de Águas e Saneamento (Casan) está prestes a finalizar a implantação do sistema de abastecimento de água. Da mesma forma, a marcação dos pontos de onde ficará o sistema de esgotamento sanitário e as ruas. Este trabalho é necessário para que, posteriormente, seja efetuada a marcação dos postes de energia elétrica, que culminará com um moderno sistema de iluminação pública.
O Loteamento Habitacional é um projeto que já vem sendo batalhado há alguns anos. Logo que surgiram os primeiros esboços de côo seria o loteamento, a equipe da Administração Municipal já se mobilizava na atração de recursos financeiros para a realização da obra. Após superar todos os trâmites burocráticos, desde financiamentos até liberações ambientais, foi possível licitar e iniciar a obra. A expectativa é de que nos próximos meses estejam prontas as primeiras casas.
Para a Administração Municipal, o Loteamento Habitacional não tem apenas um valor imobiliário, mas visa atender uma carência expressiva da comunidade rioantense: moradias com custo reduzido. O projeto atenda uma parcela da população que não teria condições de arcar com todos os custos de uma casa própria.
A terraplanagem do terreno já foi finalizada e apenas algumas melhorias com a instalação dos sistemas de água e esgoto requerem o trabalho de máquinas. Serão disponibilizadas 62 casas, através do Programa Minha Casa Minha Vida e exclusivos para famílias de baixa renda. A Administração Municipal afirma que depois de uma série de tratativas com o Governo Federal, principalmente com pedidos feitos ao Ministério das Cidades e contando com apoio de deputados federais, os recursos foram disponibilizados.
O Loteamento Habitacional está localizado em uma privilegiada área do bairro São José do Rio Preto, próximo do Centro. Apenas neste projeto, serão 62 casas construídas, com metragem entre 42 e 58 metros quadrados. Os interessados já estão com os projetos sendo analisados pela Caixa Econômica Federal, parceira do trabalho e financiadora dos imóveis. Todos participantes estão incluídos no programa federal e contarão com subsídio de R$ 9 mil, a fundo perdido.
A Equipe da Administração Municipal afirma que a população carente, principalmente aqueles em locais de risco em função de inundações promovidas pelo Rio do Peixe, terão prioridade. Destacando, que são vários os critérios a serem seguidos pelas famílias interessadas, tornando o processo o mais justo e transparente possível.
A moradia não será gratuita, devendo o inscrito e beneficiário arcar com uma quantia simbólica, como forma de valorização do bem imóvel e de cumprir com exigências que a Lei Brasileira impõe para este tipo de projeto. Por isso, todos os interessados precisam de aval positivo da Caixa Econômica Federal.
FONTE: ASCOM – Rio das Antas