GINANCA DO MEIO AMBIENTE TEM CONTINUIDADE

A Gincana do Meio Ambiente, desenvolvida em Rio das Antas pela Secretaria Municipal de Educação junto a escolas, apresenta resultados muito bons. Os trabalhos efetuados pelos estudantes surpreenderam a banca avaliadora e foi eleito o trabalho usado para a propaganda do certame.

A equipe vencedora é do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Nucleada Jacinta Nunes: Protetores da Natureza. É liderada pela aluna Kailane Heckel e tem supervisão da professora Diana Paula Niquelatti. Os integrantes abordaram um assunto atual e que motivou a participação de milhares de pessoas no Brasil: a Rio 20.

Do tema surgiu a seguinte redação:

RIO 20: SERÁ O CAMINHO CERTO?

Muito está se falando em desenvolvimento sustentável, tendo participação de 193 países que fazem parte da ONU. A Rio 20 é assim conhecida por marcar os vinte anos da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), contribuindo para definir a agenda do desenvolvimento sustentável, com o objetivo comum de tomar decisões envolvendo principalmente as questões ambientais, sociais e econômicas, suprindo as necessidades atuais sem comprometer o futuro. Pensa-se na erradicação da pobreza, pensando assim conseguir mudar os padrões de consumo, pois a maioria das pessoas pobres não tem acesso às condições básicas para uma vida saudável, produtiva e digna. O cotidiano dessas pessoas limita-se a encontrar água e abastecimento suficientes para sua sobrevivência, desesperadas para que a terra produza alimento suficiente, muitas  dessas pessoas destroem e degradam as florestas, o solo, os pastos e a vida selvagem em troca de sobrevivência a curto prazo.

Dessa forma, pensando e acreditando em melhorar as condições de sobrevivência tanto das pessoas quanto do meio ambiente, foi elaborado um documento com princípios assumidos em 1992, que vai até 2014, com a principal finalidade de definir estratégias financeiras para o desenvolvimento sustentável, para administrar o crescimento econômico com a preservação da natureza.

Para que as metas desse documento sejam atingidas é necessário a conscientização, planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais que utilizamos, sem preocupação, um dia acabará.

FONTE: ASCOM – RIO DAS ANTAS