SECRETARIA DE SAÚDE NÃO CONFIRMA NENHUM CASO DA GRIPE A EM RIO DAS ANTAS
O elevado número de casos confirmados da gripe H1N1 nos municípios da região já está preocupando as autoridades de Saúde de Rio das Antas. A Secretaria Municipal de Saúde não confirmou nenhum caso da doença nos limites do município até o momento, mas as equipes estão atentas aos possíveis casos.
Videira e Fraiburgo são os municípios com o maior número de casos, sendo confirmada uma morte, em função da doença, em Videira. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe terminou na sexta-feira passada e que foram superadas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Contudo, a pasta alerta que medidas simples podem ajudar a evitar o contágio. Destacando que é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A da gripe, o H1N1. O contágio é através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio, desde que bem cozida.
Os sintomas da Gripe A são similares aos sintomas da gripe convencional, porém com maior ênfase nos sintomas: febre, tosse, dores musculares, cansaço, diarréia, vômito, irritação nos olhos e fluxo nasal. Desde 2010 o vírus Influenza A H1N1 continua a circular no mundo, com diferente intensidade em vários países.
A gripe é considerada como mais um vírus de circulação sazonal. Nos meses de inverno registra-se o aumento das doenças respiratórias e, com isto, o aumento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Grave, havendo a possibilidade da circulação de diversos subtipos virais.
Mesmo sendo a Síndrome Gripal normalmente considerada benigna, todos os anos é registrada a evolução para formas graves e óbitos. Com isso, a Secretaria afirma que é importante que todos os níveis de atenção à saúde estejam mobilizados para o atendimento destes casos. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas está atenta e monitorando os casos de gripe, mesmo sem nenhuma confirmação até agora.
FONTE: ASCOM – Rio das Antas