SUINOCULTORES DE RIO DAS ANTAS PARTICIPAM DE PALESTRA

Suinocultores de Rio das Antas participaram de uma reunião com médicos-veterinários para tratar de assuntos relacionados a sanidade animal e vegetal. Participaram 40 criadores integrados e independentes. O acompanhamento animal é função da Cidasc e conta com apoio dos municípios na fiscalização e orientações.

Os palestrantes foram: Jonine R.W.Brancher, médica veterinária do Icasa, e Ronaldo Domingos Loss, médico veterinário da Prefeitura de Rio das Antas/CIDASC. Ronaldo contou que o intuito também foi de estreitar o relacionamento da Companhia com o produtor e empresas integradoras.

Jonine salientou que a missão da Cidasc é executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. "Para isso, a Cidasc pretende ser reconhecida como referência e excelência em sanidade animal, acrescenta.

Os criadores puderam receber informações sobre a legislação do setor, as ações da Cidasc na sanidade animal, enfatizando o controle das enfermidades em todas as espécies. Também houve uma explanação sobre atuação em focos de doença, a fiscalização do trânsito de animais, identificação Animal e educação sanitária.

Ronaldo apresentou números atualizados do mercado brasileiro e catarinense de carne suína e os dados populacionais da espécie suína no município de Rio das Antas. "A suinocultura tem um papel fundamental na economia de Rio das Antas. É um setor fundamental na geração de impostos, de postos de trabalho e renda", frisou.

Também foram explicados os principais sinais clínicos das doenças de importância na suinocultura e de notificação obrigatória, peste suína clássica, febre aftosa, estomatite vesicular e doença de aujeszky. Todos foram alertados sobre a importância da notificação da mortalidade para que o plantel continue com um bom status sanitário.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas