Crescente na criminalidade foi alvo de debates no legislativo de Rio das Antas.

Dois assaltos no último final de semana deixaram a população de Rio das Antas preocupada e atenta a crescente da criminalidade. Os alvos foram dois estabelecimentos comerciais, aumentando assim o número deste tipo de ocorrência, já que há poucos meses outros dois estabelecimentos do município foram assaltados no distrito de Ipoméia. Diante do fato o poder legislativo através do vereador Alexandre Ivo Seidel, pediu o aumento do efetivo de policiais no município. O prefeito Alcir José Bodanese que assistia á sessão fez uso da tribuna para explicar que a ação dificilmente seria atendida pela secretaria de segurança do estado, órgão responsável. Segundo o prefeito, Rio das Antas possui hoje um contingente de cinco soldados, tendo um déficit de quatros policiais, no estado de Santa Catarina essa defasagem é de 45%, por isso solicitar mais policiais para Rio das Antas dificilmente seria um pedido atendido. Diante deste fato o município já busca viabilizar a implantação de câmeras de monitoramento em vários locais da cidade, entrada e saída do município, distrito de Ipoméia, na área central e bairros do município. A discussão em torno de ações que visam amenizar a crescente na criminalidade local ganhou corpo no plenário e gerou diversas opiniões e sugestões dos vereadores. Ao final, o legislativo e o executivo selaram um acordo verbal, onde ambos se comprometeram não medir esforços na busca por recursos que possibilitem ampliar o programa municipal de segurança, afim de garantir a tranqüilidade a toda a sociedade.