FORTE CHUVA DE GRANIZO PREJUDICA AGRICULTURA

A intensa chuva de granizo que atingiu a região na tarde da terça-feira (13) causou inúmeros estragos em Rio das Antas. Casas foram destelhadas, plantações destruídas, empresas prejudicadas em razão de danos nos telhados. Imediatamente após o fenômeno climático, equipes da Administração Municipal, com o auxílio do Corpo de Bombeiros Voluntários, iniciaram uma grande mobilização para auxiliar os afetados.

Praticamente todo o município foi atingido pela intensa chuva de granizo. Ventos fortes também derrubaram árvores e postes de energia elétrica, onde também foram afetados os sistemas de comunicação fixo e móvel. Os danos ainda estão sendo analisados por técnicos da Administração Municipal enviará relatório dos estragos para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

De acordo com o Poder Público Municipal, a cobertura de várias casas tiveram que ser refeitas, mas o grande problema foi na agricultura. Plantações de pimentão, tomate, cebola, melancia, os pomares, os parreirais e o milho, que já estava em fase de desenvolvimento, foram seriamente danificadas. Ainda não foi possível calcular todos os prejuízos, mas a equipe da Administração Municipal está mobilizada para minimizar os prejuízos dos agricultores.

O fenômeno poderia ter sido ainda pior, caso Rio das Antas não contasse com o sistema anti-granizo. Os efeitos puderam ser amenizados, mas não conseguiu evitar o prejuízo, em razão da alta incidência de granizo que caiu. O levantamento dos prejuízos está sendo efetuado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com a Epagri e instituições financeiras que atendem os produtores. O balanço deve ser finalizado até o final desta sexta-feira (16).

A Administração municipal enfatiza ainda, que foi necessário decretar situação de emergência em duas ocasiões apenas neste ano, em razão dos problemas climáticos. Logo que o balanço for fechado será enviado ao Estado os relatórios para buscar ajuda. A Administração está mantendo contato também com os secretários para informar sobre a situação de Rio das Antas.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas