AGRICULTORES CONHECEM NOVAS TECNOLOGIAS PARA ELEVAR PRODUTIVIDADE

Um grupo de criadores de gado leiteiro realizou uma visita técnica ao município de Iomerê, com o objetivo de conhecer os trabalhos de formação e piqueteamento de pastagens perenes de verão nas propriedades onde há produção de leite. Esta excursão faz parte do Programa de Desenvolvimento da Agricultura e das Propriedades Rurais de Rio das Antas, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Epagri.

Os dois órgãos disponibilizarão as mudas para a formação de pastagens aos agricultores interessados em implantar esta tecnologia em suas propriedades. O desenvolvimento da bovinocultura de leite em Rio das Antas é motivado pelo grande número de produtores envolvidos no setor. São mais de 250 famílias que atuam na produção de leite, vivendo diretamente deste ramo do agronegócio. A intenção é motivar, apoiar e dar condições para que essas famílias possam desenvolver cada vez mais a atividade.

No mês de junho, já pensando em ampliar e capacitar os produtores, foi realizado o I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite. Na ocasião, foram repassadas informações sobre planejamento e produção de pastagens perenes de verão para alimentação dos animais. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a intenção da Administração Municipal é dar subsídios aos produtores, visando maximizar a produção e a geração de renda.

A Secretaria destaca ainda que trabalha em parceria com a Epagri e que desenvolve este trabalho para auxiliar os produtores de leite de Rio das Antas, afirmando que muito do leite produzido pelas indústrias sai das propriedades do município, sendo mais de 600 mil litros de leite por mês que são levados para indústrias da região.

O extensionista da Epagri, Sadi Zilli, acrescenta que foi possível aprofundar o conhecimento sobre o planejamento de produção de pastagem e manejo nutricional de vacas em lactação. Ela frisa que a produção de leite cresce constantemente no município e os produtores necessitam estar atentos às constantes melhorias que precisam fazer nas propriedades, visando o aumento da rentabilidade.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas