DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS EM RIO DAS ANTAS
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS será celebrado na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, e os adolescentes são foco da campanha deste ano em Rio das Antas. A Secretaria Municipal de Saúde pretende conscientizar os jovens sobre os perigos ocasionados pelo não uso do preservativo nas relações sexuais.
A mobilização em torno do assunto foi debatida por técnicos da pasta e ficou decidido que os adolescentes serão o foco neste ano. Palestras serão realizadas nas escolas de Rio das Antas, querendo conscientizar os jovens sobre a importância de manterem relações sexuais com proteção.
A Secretaria Municipal de Saúde distribui, gratuitamente, preservativos nos postos de Saúde, do Centro e de Ipoméia, mas a procura ainda é pequena. O receio de buscar tratamento ou o desconhecimento sobre a doença ainda preocupa o órgão. Muitos soropositivos buscam medicamentos em outros municípios, por receio ou vergonha.
Isso acaba gerando um complicador para a pasta, que pretende mapear os casos existentes e prestar o melhor atendimento possível. Foi confeccionado material explicativo e que será distribuído para a população a partir do dia 1º. Folderes, cartazes, lixeirinhos veiculares e canetas serão entregues.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que Santa Catarina possui a terceira maior população infectada pelo vírus HIV em todo o País. Há, no estado, 23,5 soropositivos a cada 100 mil habitantes. SC está atrás apenas de Rio Grande do Sul e Roraima, 1º e 2º lugares, respectivamente. No Brasil, são 630 mil pessoas infectadas.
FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas