SEMINÁRIO REÚNE 200 PESSOAS EM RIO DAS ANTAS

A produção de leite em Rio das Antas se apresenta como uma grande fonte geradora de renda para mais de 250 produtores rurais. Para muitos deles, é a principal atividade econômica. Anualmente, são quase oito milhões de litros produzidos no município. Mensalmente, segundo dados da Epagri, são 670 mil litros que são destinados para laticínios e para consumo próprio. Estes foram alguns dos números apresentados durante esta quinta-feira, no 1º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, realizado no Pavilhão da Igreja Matriz.

Promovido pela Epagri e Administração Municipal, o evento contou com a participação de 200 pessoas e teve palestras com especialistas em assuntos relacionados ao tema. Além das apresentações, os participantes receberam um almoço, tudo gratuitamente. Como a bovinocultura de leite tem se mostrado muito rentável em Rio das Antas, a Epagri e a Secretaria Municipal da Agricultura decidiram realizar um evento em que pudessem ser expandidos conhecimentos do tema, com dedicação às novas tecnologias e no tratamento dos animais.

Os participantes tiveram a oportunidade de conferir um diagnóstico municipal da atividade leiteira e também aprofundar o conhecimento sobre o planejamento de produção de pastagem, manejo nutricional de vacas em lactação, a respeito de uma doença que afeta um percentual cada vez maior do rebanho, que é a mastite. O extensionista rural da Epagri e coordenador do evento, Sadi Zilli, enfatizou que a produção de leite cresce constantemente em Rio das Antas e os produtores necessitam estar atentos às constantes melhorias que precisam fazer nas propriedades, visando o aumento da rentabilidade. ”Muitos que estão aqui poderiam ter um lucro maior com a produção de leite, mas acabam pecando quando o assunto é pastagem, por exemplo. A manutenção do alimento do gado leiteiro é fundamental para a qualidade, saúde e na diminuição de custos com outro tipo de alimento. Por isso trouxemos os técnicos para ampliar o conhecimento dos nossos produtores”, destacou.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente destaca que a pasta permanece com os auxílios possíveis aos produtores, mantendo sempre em boas condições as estradas e investindo na captura de informações que possam maximizar o serviço dentro da propriedade. Afirmando que muitos tem o leite como principal fonte de renda e o objetivo é que os conhecimentos adquiridos no seminário possam ser colocados em prática nas propriedades dos participantes.

Rio das Antas desponta como um grande produtor de leite na região do Vale do Rio do Peixe. Com os dados surpreendentes apresentados pela Epagri, a Administração Municipal afirma que os produtores podem contar sempre com o apoio do Município, bem como, que com o investindo em novas tecnologias, a tendência da produção é crescer ainda mais. Destacando, que para Administração Municipal é um orgulho, o trabalho exemplar dos produtores rurais que já é considerado exemplo e tomado por outros municípios. A dedicação com o gado leiteiro rende recursos importantes para cada produtor e para suas famílias. Assim, são de grande importância para o município e para a população, o bloco do produtor e a emissão de notas, pois com isso é possível melhorar ainda mais os investimentos realizados. Isso gera mais Movimento Econômico e uma fatia maior de recursos vem do Estado para Rio das Antas. E são com estes recursos que vem do Estado que são realizados investimos na construção e melhorias das escolas, das estradas e  na compra de máquinas, por exemplo.

Houve duas palestras técnicas e uma do Banco do Brasil para abrir o leque de opções de financiamentos e programas específicos que a instituição oferece ao setor leiteiro. Carlos Mader Fernandes, engenheiro agrônomo e especialista em nutrição animal da Epagri/Concórdia, ministrou uma palestra durante a manhã com o tema “Do Leite ao pasto – Uma alternativa Rentável”. Durante a tarde, foi realizado o painel “Mastite Bovina – Um desafio à pecuária leiteira”, apresentada pelo médico veterinário e pesquisador do CEFAP-Epagri/Chapecó, Vagner Miranda Portes. 

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas