RIO DAS ANTAS REALIZOU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

O evento foi realizado nesta segunda-feira (04) e contou com a participação de dezenas de moradores de Rio das Antas. Promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a 4ª CMS debateu temas importantes que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), uma importante conquista da sociedade brasileira.

Nesta edição o tema foi "Todos usam o SUS – SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro" com debates voltados aos atendimentos realizados através do Sistema. Das discussões, será finalizada a formatação dos temas aprovados e posterior formulação da Política Municipal de Saúde, que proporcionará subsídios para a Conferência Estadual de Saúde.

Para o Poder Executivo, a Conferência é uma ferramenta importante que a Administração Municipal e dispõe para planejar as ações do município para os próximos anos. A  participação da população durante o evento mostra que a comunidade quer, de fato, participar desse processo, o que é muito importante para aperfeiçoar o sistema de saúde de Rio das Antas. A Administração Municipal enfatiza ainda,  ter conhecimento das dificuldades existentes, principalmente quanto aos recursos que a União  repassa, bem como, que está sendo investido muito nesta área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o SUS é a maior política de inclusão social existente no Brasil e que não pode negar os obstáculos que tem de ser superados por todos. Não apenas o Poder Público, mas a sociedade como um todo, há muito a ser melhorado e aperfeiçoado. A população pode usar da CMS para sugerir o que realmente está sendo executado de maneira falha, bem como, para sugerir melhorias para a  Saúde. A pasta destaca ainda que todos da área buscam a máxima qualidade no atendimento aos cidadãos rioantenses e que o esforço é de toda a equipe. A equipe é continuamente incentivada pela Administração Municipal para melhorar e trabalhar melhor em prol da população. Desta forma, a equipe inteira se dedica para prestar o melhor atendimento em Saúde. Devido a isso avanços significativos foram já obtidos e com o debate isso se torna mais fácil.

A Administração Municipal conseguiu mudar a realidade da saúde publica e hoje a população tem acesso ao atendimento diversificado e de qualidade, com profissionais qualificados e uma estrutura que melhora cada vez mais.

A advogada e assistente social, professora universitária em Caçador, Cleony Figur, foi convidada especialmente para falar de um assunto que conhece bem: Saúde. Há duas décadas está envolvida no tema e já ocupou o cargo de Secretária de Saúde. Ela conversou com a população presente, explicando o funcionamento do SUS e as mudanças ocorridas desde sua implantação. Para Cleony, o Sistema Único de Saúde é uma vitória de toda a sociedade, que dispõe de um mecanismo público que é copiado em outros países do mundo. "O SUS é de todos e todos são responsáveis pelo SUS. O bom uso do Sistema é a melhor forma de ajudarmos a melhorá-lo. Precisamos ser atendidos sim, mas com racionalidade. As pessoas tem de pensar também na prevenção das doenças e não apenas no tratamento",  realçou.

Convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Municipal de Saúde, a Conferência têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos (Municipal, Estadual e Federal) na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos três âmbitos.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas