ESTUDANTES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM RIO DAS ANTAS

Os estudantes do Ensino Fundamental de Rio das Antas participaram de um evento que debateu um assunto atual e de extrema importância para todos: Meio Ambiente. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri realizaram no último dia 03, sexta-feira, o I Seminário de Meio Ambiente do Município de Rio das Antas. Cerca de 480 estudantes estiveram presentes na atividade, ocorrida no Salão Paroquial Santa Izabel, Distrito de Ipoméia.

Foi um evento que acabou mobilizando equipes discentes e docentes das escolas, além de autoridades locais, muito preocupadas com a questão. Professores e coordenadores mobilizaram todos os alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental para ações e discussões sobre o meio ambiente: os problemas, as possíveis soluções, como colaborar para minimizar os impactos do homem no ambiente em que habita, poluição de rios, terras, lençóis freáticos, separação do lixo doméstico, entre outros tantos assuntos que já começam a pairar nos debates dentro de sala.

Na última quinta-feira, dia 05 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e as escolas realizaram atividades com os estudantes pensando em estimular a preservação. Além do Seminário com os estudantes, algumas ações serão desencadeadas nas comunidades do interior para abordar a coleta do lixo agrotóxico e a importância de não lavar e reutilizar embalagens que continham agroquímicos. Produtores rurais e alunos serão convidados para assistirem palestras e debaterem o assunto, além de estarem concorrendo a um passeio ecológico.

Durante o Seminário, estudantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Rio das Antas apresentaram duas peças teatrais: uma delas com o título “Água e Mata Ciliar” e a outra, “O Lixo e o Rio do Peixe”. Além das apresentações, houve palestra com a engenheira agrônoma da Epagri de Caçador, Darcler Clauderg. Ela falou sobre a importância de preservar o meio ambiente, com tópicos de fácil compreensão dos estudantes e pequenas ações que podem ajudar no combate a poluição e preservação da fauna e flora.

A Secretaria de Agricultura abordou sobre os trabalhos de conscientização e preservação do meio ambiente no mês de junho, além de informar os locais onde será realizada a coleta do lixo agrotóxico nas comunidades do interior. 

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, aproveitou a ocasião para apresentar o Concurso Municipal de Frases e Desenhos. Uma atividade cultural e pedagógica que pretende reconhecer a relevância da Educação Ambiental no processo educativo como instrumento necessário à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Ademais, que colaborar na formação de aluno-cidadão consciente, levando-o a desenvolver o pensamento, a reflexão, a curiosidade, a criatividade, a originalidade e o raciocínio crítico com relação aos temas propostos nas respectivas modalidades propostas sempre ressaltando a importância de preservar nossos recursos naturais e garantir qualidade de vida para os tempos atuais e para as futuras gerações.

O regulamento do Concurso Municipal está disponível nas secretarias das escolas. Como prêmios, a Administração Municipal entregará máquinas fotográficas digitais e pendrives aos vencedores.

A Administração Municipal acompanhou o Seminário a fim de incentivar os estudantes a se dedicarem e serem criativos nesta promoção que tem o intuito não apenas de premiar, mas de estimular a consciência ecológica dos jovens cidadãos rioantenses.  

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas