RIO DAS ANTAS OFERECE TRATAMENTO PARA QUEM DESEJA PARAR DE FUMAR

Num passo importante na política de prevenção de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas foca atenção especial para os malefícios do tabaco. No dia 30 de maio, iniciará o curso “Deixar de Fumar sem Mistérios”, com duração de seis meses. É um curso mesclado com tratamento e que já tem 20 inscritos, todos do município. Grande parte dos inscritos são mulheres.

As reuniões serão semanais e ocorrerão na Câmara de Vereadores, com início às 19 horas. O tratamento é gratuito e ainda há vagas disponíveis. Depois de iniciado o curso, não será possível mais adesões, já que é um processo com quatro etapas e fundem conhecimentos sobre saúde, ajuda psicológica, com auxílio de medicamentos para casos mais graves.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que o objetivo do curso é desenvolver atividades de prevenção e promoção à saúde com o intuito de melhorar a qualidade de vida. Serão abordadas palestras positivas apresentando as vantagens e benefícios para as pessoas que querem parar de fumar, e não apenas as tragédias que podem ocorrer. As palestras serão ministradas por médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, e outros profissionais capacitados para abordar o tema.

Para a execução deste programa, o município de Rio das Antas foi contemplado com um recurso federal de R$ 35 mil, oriundos do Ministério da Saúde dentro do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Todos os anos a Secretaria encaminha projetos para receber recursos da pasta e este ano focou atenção especial no combate ao tabaco.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este tratamento é de extrema importância para a saúde da população. O tabagismo atinge muitas pessoas e Rio das Antas não foge a esta regra. O vício é uma doença e que acaba gerando muitas outras, como câncer, por exemplo. Desta forma, o objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de vida da população com esta ação e que terá outras mobilizações, a fim de que haja um número menor de pessoas doentes no futuro.

O Dia Mundial Sem Tabaco será lembrado no dia 31 de maio, mas o tratamento dos rioantenses começa no dia anterior, 30. A intenção é ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, incutindo a preocupação pessoal para com sua saúde. Com os recursos obtidos, a pasta pretende investir na compra de medicamentos controlados para uso de fumantes, confecção de camisetas e folders educativos, além de adesivos e goma de mascar para dependentes.

A Secretaria de Saúde destaca ainda, que o fumo é um problema de saúde pública, pois é atrás do habito de fumar que vem o câncer, problemas cardiovasculares como hipertensão, cardíaco, AVC, diabetes, dentre outros. Estatísticas comprovam que os males do tabaco para a saúde não faltam. Além disso, são grandes os gastos dos governos, tanto Municipal, Estadual como Federal, para tratar doenças relacionadas ao fumo.

Curiosidades: (Fonte: Organização Mundial de Saúde – OMS)

Se você parar de fumar:

• Após 20 minutos, sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;

• Após duas horas, não tem mais nicotina no seu sangue;

• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

• Após dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;

• Após três semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;

• Após cinco a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas