VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ENCERRA NESTA SEXTA

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerra nesta sexta-feira, dia 13, em todo o Brasil. Em Rio das Antas não é diferente e amanhã será o último dia para que idosos acima de 60 anos e gestantes, além de crianças menores de dois anos recebam a vacina.

Até o momento, 740 pessoas receberam a imunização, representando 67,02% da meta estabelecimento pelo Ministério da Saúde – número este de 1104 cidadãos rioantenses. Por grupos, são 568 idosos (65,43% da meta de 868); 107 crianças (116,3% da meta de 92); 35 gestantes (42,68% da meta de 82); e 30 trabalhadores da saúde (48,39% da meta de 62).

De acordo com a Secretaria de Saúde a mobilização não será prorrogada, segundo a Gerência Regional de Saúde. Com isso, nesta sexta encerra a campanha. Apenas o grupo das crianças superou a meta. Desta forma, a equipe da Secretaria de Saúde fica satisfeita com os pais que levaram seus filhos, mas solicita que as pessoas dos outros grupos, ou seja, idosos, gestantes e os próprios profissionais da saúde, se dirijam ao Posto de Saúde e recebam a imunização.

Além das gripes sazonais, este ano a vacina também protege contra a do tipo H1N1. A campanha termina nesta sexta, dia 13, e os médicos alertam: é importante tomar a vacina agora. Desta forma, quando o inverno chegar e os vírus começarem a circular, o organismo já vai ter produzido anticorpos e estará protegido contra a gripe. Muitas pessoas subestimam os riscos de não se imunizar porque, no ano passado, não houve epidemia de gripe A no país, ao contrário de 2009, quando foram registrados centenas de mortes apenas em Santa Catarina em razão do vírus H1N1. No ano passado, mais de 90% da população rioantense recebeu a dose da vacina. Cabe ressaltar que a vacina é disponibilizada de forma gratuita na Rede de Saúde de Rio das Antas.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas