ADOLESCENTES APRENDEM TÉCNICAS DE ARTESANATO

Um grupo de 15 adolescentes tem compromisso toda quinta-feira: aprender técnicas de artesanato. O projeto Cabaças desenvolve habilidades manuais com o objetivo de ensinar técnicas de artesanato para que os jovens possam criar e comercializar os produtos. Cabaça, também conhecido como porongo, é uma fruta seca que é utilizada para fazer vasilhas, usadas em refeições como cuias ou copos; moringas, para transportar líquidos; cisternas, para armazenamento de líquidos em regiões secas; como amplificador acústico, usado em instrumentos musicais como o chocalho, afochê, maraca, sequerê ou xequerê, abê e berimbau. Este é o material usado pelos jovens, além de pincéis, tintas, papel, metal e muita criatividade.

Os instrutores ajudam os adolescentes a desenvolverem a criatividade, aliando momentos de reflexão e de estímulo. Conforme a coordenadora do trabalho, a Assistente Social Cláudia Valeria Dallazem dos Santos, o objetivo do projeto é resgatar valores, discutir temas atuais como conflitos existências, busca de identidade, imagem corporal, pertencimento de grupos, conflitos familiares, drogas, sexualidade, por meio de palestras, oficina das emoções, vivencias, dinâmicas e reflexões.

De acordo com a Coordenadora do trabalho, isso ajuda os jovens a aprenderem, a pensarem como cidadãos, como jovens, como filhos. Um trabalho importante que o CRAS faz para a comunidade rioantense e o curso é gratuito.

O projeto é desenvolvido com recursos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e apoio da Administração Municipal de Rio das Antas.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas