VACINA CONTRA A GRIPE ATÉ O DIA 13

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas prossegue com a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada no dia 25 de abril. Centenas de pessoas já foram imunizadas, mas a meta ainda não foi atingida. Como em grande parte dos municípios brasileiros, o número mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde não foi alcançado. Para este ano, a pasta tem a meta de 80% das gestantes, crianças com até dois anos de idade e idosos acima dos 60 anos.

Até esta quinta-feira (05), Rio das Antas teve vacinadas 394 pessoas da terceira idade –  representando 45% da meta nacional; 75 crianças – 60%; e 25 gestantes – apenas 30%.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que este número é ainda muito baixo e conclama a população que tem direito a vacina que procure o posto de saúde. A Campanha encerra no dia 13, desta forma, é necessário que as pessoas busquem a vacina na unidade da sede ou em Ipoméia. Este pedido é realizado para que as pessoas nas faixas etárias incluídas nesta campanha tomem a vacina. Ela é gratuita e protege contra três subtipos do vírus da gripe. É fundamental que os pais levem suas crianças.

Neste ano, o Ministério da Saúde está realizando uma campanha única. Isso quer dizer que quem não receber agora a dose da vacina, perde a oportunidade. Ela é trivalente e protege contra os principais vírus que circula no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), H3N2 (gripe sazonal) e sazonal A.

Como em anos anteriores, a Secretaria de Saúde de Rio das Antas pretende superar a meta do órgão federal. Por isso, é fundamental que as pessoas destas faixas etárias procurem as unidades de saúde e solicitem a vacina. Ela é gratuita e reforça o sistema imunológico destas pessoas, que sofrem uma maior propensão a ficarem doentes. Desde que começou a campanha, estima-se que houve redução de 60% do número de casos de pneumonia.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas