RIO DAS ANTAS MOBILIZADA CONTRA A GRIPE

Como disse Ivo Zonta, senhor de 64 anos e morador da Linha São Luiz – interior de Rio das Antas: “saúde sempre em primeiro lugar”. É com este pensamento que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou toda a equipe para participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Desde segunda-feira (25), idosos, indígenas, gestantes e crianças entre seis meses e menos de dois anos de idade devem ser imunizados contra o vírus.

A expectativa da Administração Municipal de Rio das Antas é vacinar 1042 pessoas, sendo 868 idosos, 92 crianças e 82 gestantes. Não há registro de povo indígena no município. A meta do Ministério da Saúde é de que os municípios imunizem, pelo menos, 85% de sua população. Entretanto, a Secretaria quer que todas estas pessoas recebam a dose da vacina. Neste ano, o Governo Federal disponibilizou a vacina trivalente, que incluiu o subtipo H1N1. “Temos de aproveitar que a vacina é de graça. Precisamos dar valor para nossa saúde e participar destas campanhas. Depois que comecei a tomar a vacina, não peguei mais gripe”, contou o senhor Zonta, que recebeu a vacina na Unidade Sanitária.

Um roteiro será percorrido pela equipe móvel da pasta e que abrangerá todos os bairros e comunidades do interior de Rio das Antas (confira tabela). Enfermeiros e técnicos de Enfermagem estão trabalhando para que todas as pessoas das faixas etárias da primeira etapa da Campanha sejam vacinadas. Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm que receber duas (a segunda 30 dias após a primeira). A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo. A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta, nos postos de saúde de Rio das Antas.

DIA D

Neste sábado, 30 de abril, a mobilização será total em função do Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Todos os anos a imunização é intensificada em um sábado para fazer com que as pessoas recebam a dose. A Unidade Sanitária de Rio das Antas e o Posto de Saúde de Ipoméia estarão abertos das 08 horas até às 17 horas para vacinar os grupos incluídos nesta etapa da campanha. Lembrando que a vacina é gratuita e todos devem levar a caderneta de vacinação.

Locais e horários de vacinação:

25/04 – segunda-feira

08:00 h                                                Salto Rio das Pedras

09:00 h                                                Vista Alegre

10:00 h                                                Linha São Luiz

10:30 h                                                Linha Moresco

13:00 h                                                Vila Camargo

14:00 h                                                Linha Pedra Lisa

15:00 h                                                Vila Campolim

16:00 h                                                Linha Cambuizal – Retiro Saudoso

26/04 – terça-feira

09:00h                                                 Linha Wegner

10:00h                                                 Linha Glória

13:30h                                                 Linha Santo Antônio

DIA 30 DE ABRIL (SÁBADO) UNIDADE SANITÁRIA DE RIO DAS ANTAS E POSTO DE SAÚDE DE IPOMÉIA ESTARÃO ABERTOS DAS 08:00 ÀS 17:00 HORAS. NÃO ESQUECER A CADERNETA DE VACINAÇÃO!