GRUPO CARBONI INVESTIRÁ EM RIO DAS ANTAS

Um investimento de grande porte será feito em Rio das Antas. O Grupo Carboni, com sede em Videira, instalará duas plantas produtoras de suínos com genética especial: uma delas na Linha Gramado e a outra na Linha Novo São Paulo. O investimento estimado será de R$ 21 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

 

As licenças ambientais foram entregues nesta segunda-feira (25) pela Administração Municipal de Rio das Antas e pelo coordenador regional da FATMA, Dario Frâncio, ao empresário Osmar Carboni. A previsão é de que os trabalhos de terraplanagem comecem em 15 dias e as atividades de comercialização dos suínos dentro de 12 meses.

 

A Administração Municipal destaca que esta parceria foi firmada através de um incentivo fiscal que o Município proporciona para que empresas se instalem em Rio das Antas, gerando emprego e renda para a população. Não serão alocados recursos próprios. A Administração Municipal cederá máquinas e servidores para efetuarem o trabalho de terraplanagem dos lotes, de propriedade da própria empresa. Não será destinado dinheiro. A empresa buscou terrenos que se enquadrassem no perfil que necessitavam e conseguiram aqui em nosso município. A Administração Municipal demonstra contento com um investimento deste porte e por escolherem Rio das Antas e ressalta que está fornecendo uma pequena ajuda para a empresa, através das máquinas para melhorar o terreno.

 

As duas plantas devem gerar, quando em funcionamento, 50 empregos diretos. Conforme o empresário Osmar Carboni, a intenção é construir algumas casas – dentro do lote onde ficarão as plantas – para que sejam utilizadas pelos trabalhadores. “Daremos este incentivo aos trabalhadores. Nossa intenção é instalar uma empresa moderna, com tecnologia de ponta e que possa ajudar no desenvolvimento do Município”, frisou.

 

Serão construídos dois barracões, com 15 mil metros quadrados cada um, para serem criadas matrizes especiais de suínos. A expectativa é de 2200 matrizes em cada unidade. De acordo com a Administração Municipal, isso deve dobrar a produção de suínos no município. A mesma trabalha para ajudar a comunidade e incentivar a vinda de novas empresas para fazer com que Rio das Antas cresça ainda mais. Empresários de visão, como Osmar Carboni, podem contar com o apoio da Administração de Rio das Antas para efetuarem investimentos na comunidade.

  

Nova tecnologia

 

No início de 2011 foi fechada uma parceria entre a Agropecuária Carboni e a multinacional Pen Ar Lan, empresa especializada em genética suína especial, para a criação das fêmeas “naima” – com grande potencial reprodutivo e maternal. Estes animais terão menor quantidade de gordura dos suínos convencionais e devem alavancar, inclusive, a produção de suínos em Santa Catarina, único estado brasileiro livre de vacinação de febre aftosa.

   

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas