GARANTIR A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE RIO DAS ANTAS

Preocupada com a segurança e qualidade de vida dos rioantenses, a Prefeitura decidiu participar do Consórcio Intermunicipal do Contestado (Cinco) e contratar uma empresa especializada para efetuar o serviço de iluminação pública na área urbana e rural de Rio das Antas. Desde janeiro, os municípios catarinenses tem total responsabilidade sobre o serviço. Antes, isso era feito pela Celesc.

Servidores da Prefeitura de Rio Das Antas efetuaram uma espécie de varredura pelo município, para localizar postes de luz em que há lâmpadas queimadas, acesas durante o dia ou luminárias danificadas. Todos os dados foram repassados para a empresa responsável e em breve começarão a ser trocadas. Foram 100 problemas verificados, sendo 70 na área urbana e 30 na rural, principalmente em Ipoméia.

A Secretaria de Administração destaca que muitos destes problemas são antigos e que a Celesc não conseguiu arrumar. Agora a empresa tem a obrigação de consertar (correndo o risco de pagar multas), como estipulado no contrato. A Secretaria de administração destaca ainda que  foram levantados os problemas no município e todos eles foram inseridos no sistema implantado para agilizar o trabalho. Isso gera facilidade e dá mais rapidez ao atendimento. A Secretaria solicita que as pessoas não retirem as fitas colocadas nos postes para identificação por parte do técnico.

Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens de Rio das Antas. Facilita a hierarquia viária, orienta percursos, permitindo melhor aproveitamento das áreas de lazer.

Para a Administração Municipal, a melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população. A intenção da Administração é deixar todo o município iluminado durante à noite e evitar que lâmpadas fiquem ligadas durante o dia. Isso gera economia e possibilita que façamos investimentos na ampliação da rede.

Mensalmente, são arrecadados cerca de R$ 15 mil através da Cosip (taxa cobrada de todos os consumidores da área urbana diretamente na conta de energia especificamente para a iluminação pública). Deste montante, R$ 13 mil são gastos com o pagamento da energia elétrica. O restante é usado para a manutenção da rede.  Segundo a Administração Municipal, estes recursos são apenas investidos na manutenção da rede de energia elétrica do município. Este fundo será utilizado para pagar a manutenção da rede e será realizado uma espécie de poupança para ampliar as linhas em outros locais.

0800

A população pode ajudar a identificar os problemas de Rio das Antas ligando para o telefone gratuito 0800-647-2031. Para isso, pede-se que o cidadão informe o exato local do problema, como bairro, rua e número da casa mais próxima. A intenção da Administração Municipal é deixar a cidade iluminada e mais segura.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas