Escola de Educação Básica Santos Anjos, desenvolve projeto contra Bullying
8ª série 02 e profª de Português, Marilena convidam toda comunidade escolar para CAMPANHA CONTRA O BULLYING
A professora Marilena Loss Bier, deixou a sua mensagem e explicou um pouco do projeto:
Para nós professores de português, há sempre a preocupação de que o trabalho nas aulas de língua parta de textos atuais e reais, que existam e circulem socialmente, e de que as condições de produção desses textos, suas formas, os temas sobre os quais eles discorrem, suas composições, seus estilos e suas finalidades sejam abordados de forma que tenham real sentido, atraiam o interesse dos alunos e ao mesmo tempo incutam noções de cidadania e de responsabilidade para com a sociedade em que vivem.
Após a circulação de textos atuais e polêmicos estudados nas aulas de Português da 8ª série 02 e com a intenção de melhorar a produção oral e escrita dos alunos, lançamos a ideia de organizar uma campanha na escola contra o Bullying, porque julgamos que o assunto abordado pelos próprios colegas tem um efeito maior e se torna mais interessante.
Assim, dividimos os alunos em 5 grupos com diferentes atividades: todos partiram para a pesquisa sobre o assunto em todos os meios de comunicação, livros, jornais, revistas, etc. e na internet, através do laboratório de informática. Dessa forma eles tiveram a oportunidade de utilizar ferramentas de informática para a elaboração dos diferentes materiais da campanha.
O 1º grupo ficou responsável por organizar uma palestra aos alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio. Após a exposição do assunto os alunos convidam os colegas para aderirem a campanha de abolir este mal da escola.
O 2º grupo por organizar uma palestra aos alunos menores de 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Além da exposição oral, nas palestras os alunos apresentaram filme e música sobre o assunto pesquisado.
Ao todo foram realizadas 21 palestras ministradas pelos próprios alunos aos colegas.
O 3º grupo elaborou um folder, contendo todas as informações necessárias para que toda a comunidade possa tirar as dúvidas a respeito deste problema que hoje já afeta 30% dos jovens nas escolas.
O 4º grupo elaborou cartazes e distribuiu-os pela escola;
O 5º grupo trabalhou com banners e depoimentos de pessoas vítimas do Bullying, que também foram fixados nas paredes da escola.
O objetivo da proposição de uma metodologia como esta é desenvolver três aspectos importantes da comunicação: a leitura, a oralidade e a escrita. Também foi importante o preparo dos alunos para melhorar a desenvoltura ao enfrentar o público, a correção do português em todos os materiais impressos e fixados nas paredes, além de formar cidadãos mais humanos e comunicativos enfatizando os valores e tornando-os capazes de participar, de uma sociedade cada vez mais complexa com respeito e solidariedade em relação às diferenças individuais.
A diretora Odete Teresinha Weiss parabenizou a professora e os alunos pela iniciativa e pelo desenvolvimento do projeto, pois sabe da necessidade de se tratar sobre o bulliyng que tem aumentado nas escolas. E o diferencial, aluno falando para aluno, talvez surta mais efeito.