Rio das Antas Realiza Amanhã Reunião Para Planejar o Saneamento Básico

O município de Rio das Antas realiza neste dia 19, reunião para planejar o saneamento básico. Este trabalho segue o que vem acontecendo com 23 municípios de até 10 mil habitantes do Meio-oeste e Oeste catarinense estarão sediando audiências públicas de apresentação dos seus Planos de Saneamento Básico, cuja execução está a cargo das empresas consorciadas Engevix e Azimute. Com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, os planos irão apontar ações de desenvolvimento nas áreas de abastecimento de água, sistema de esgoto, drenagem urbana e destino de resíduos, melhorando, assim, a qualidade de vida da população.

A Administração Municipal de Rio das Antas faz o convite à população para participar da reunião que acontece nesta terça-feira, 19, a partir das 20 horas na Câmara Municipal de Vereadores, afirmando que através das sugestões da população é possível saber as reais necessidades dessas pessoas e elaborar o Plano de Saneamento Básico de acordo com a realidade de Rio das Antas. Além da população, principal fonte e colaboradora para a elaboração do plano, deverão estar presentes diversos  membros da equipe da Administração.

Planos Municipais – Legalmente, até dezembro de 2010, os planos municipais de saneamento deverão estar concluídos fato que propiciará o acesso aos recursos e financiamentos junto ao governo federal. Com a aquisição de recursos, os municípios colocarão os planos em prática, para aprimorar sistemas de água e esgoto, drenagem pluvial e dar o destino correto aos resíduos. Os planos de saneamento básico atenderão 61% dos municípios catarinenses. Inicialmente estão sendo atendidas, preferencialmente, as cidades com até 10 mil habitantes. Na região Sul do Estado, a elaboração dos planos iniciou em 2009.

Com esta ação, Santa Catarina passa a ser o primeiro estado a auxiliar os municípios no cumprimento da Lei 11.445/07, que estabelece diretrizes nacionais mais abrangentes ao saneamento básico.