Conselho Tutelar Promove Encontro Com Poder Judiciário E Educação Em Rio das Antas

Uma importante parceria entre o Poder Judiciário, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o Conselho Tutelar viabilizado pela Prefeitura de Rio das Antas resultou na realização de um encontro entre o Juiz de Direito Sr. Fernando Speck de Souza da 1ª Vara Cível da Comarca de Caçador. A palestra ministrada pelo juiz abordou temas das rotinas de trabalho relacionadas ao tratamento dos alunos, em especial diante das dificuldades que os educadores encontram em trabalhar com crianças e adolescentes.

Todos os professores da rede municipal e estadual e equipes pedagógicas participaram do encontro destinado a estes profissionais, além da participação de outros membros da administração municipal, que defende que o trabalho desenvolvido pelo Juiz Fernando Sepck de Souza demonstra que é possível uma sólida parceria entre poder judiciário e educação. É uma importante ferramenta de trabalho para o professor além de melhorar o aprendizado dos alunos, pois eles passam a conhecer da mesma forma seus direitos e deveres.

A palestra com duração de aproximadamente 3,5 horas foi ministrada pela manhã no início de setembro na Câmara Municipal de Vereadores. O Juiz esclareceu dúvidas e promoveu debates sobre prevenção, evasão escolar e direitos e deveres do professor e aluno. A rede de ensino também recebeu orientações de como agir dentro da lei seja em situações do cotidiano ou em casos mais sérios. “Devemos lembrar que o Conselho Tutelar e os órgãos competentes promovem tanto os direitos quanto os deveres dos alunos. Os professores e as crianças e adolescentes devem manter uma relação de respeito e igualdade entre si e seus educadores. Caso contrário, o poder judiciário estará à disposição para tomar as medidas cabíveis”, declara o Juiz Fernando Speck de Souza.