Produtores de Aves e Suínos Recebem Licenças Ambientais da FATMA

O Coordenador Regional da FATMA Dario Francio esteve na tarde de sexta-feira, 12, entregando Licenças Ambientais em municípios da região como Pinheiro Preto, Tangará, Videira e Rio das Antas que recebeu 16 licenças. Esses certificados permitirão o funcionamento regulamentado de vários empreendimentos como produtores da área da suinocultura, produtores de aves e algumas indústrias.

Essas licenças estão ligadas a situações, que segundo Dario, "estão mais maleáveis devido ao Código Ambiental Catarinense e a alguns decretos do Governo do Estado". Exemplos são as distâncias mínimas que o produtor ou empreendedor deve respeitar ao erguer suas instalações. "Hoje o produtor que já possuía suas construções fora das medidas corretas antes da vigência da lei, não terá mais o transtorno de ter que modificá-las. Somente quem construir novas instalações é que deverá fazê-las respeitando os limites, até mesmo porque sem as devidas licenças em mãos nem um financiamento é liberado", pondera Dario.

Foi citada a importante ação do Governo do Estado nas questões sanitárias e ambientais. "Isso é um avanço. Facilita o desenvolvimento da região e é muito importante para nosso produtor. Santa Catarina está na dianteira com grande volume de exportações por estar dentro das normas", afirma o Coordenador Dario.

Essas licenças permitirão a produção de mais de 4 mil suínos e 350 mil aves, o que contribui para a arrecadação do município. A Administração Municipal agradeceu ao ágil trabalho do Coordenador da FATMA Dario Francio que tem facilitado dentro da lei a resolução dos processos de licença, afirmando que isso enriquece Rio das Antas porque novos investimentos e o funcionamento dentro da lei dos que já existem alavanca o movimento econômico.