Aulas da Rede Municipal Iniciam Dia 8 em Rio das Antas

Diferente das escolas do Estado, a Rede Municipal de Ensino de Rio das Antas iniciará o ano letivo na segunda-feira, 8 de fevereiro. A Decisão do Conselho Municipal de Educação juntamente da Administração Municipal e da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes visa cumprir com tranqüilidade os 200 dias letivos, que é obrigação do Município e um direito da Criança.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes retomou os trabalhos no último dia 18 de janeiro, realizando reuniões quase diariamente com os diretores para traçar metas e objetivos para o ano de 2010. Para a Secretaria de Educação, essa decisão irá permitir ter maior planejamento das atividades e das folgas sem prejudicar o calendário letivo. Da mesma forma, o Estado deve cumprir o calendário de ensino com 200 dias letivos e em contra partida a possibilidade de fazer feriados prolongados na Rede Estadual de Ensino é bem menor por iniciar as aulas somente dia 17 além de ter um planejamento mais apertado.

De acordo com a Administração Municipal, o transporte escolar gratuito, também irá estar à disposição dos alunos a partir do início das aulas.

Em relação às crianças que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, sobre a idade certa, a Secretaria esclarece que o Município tem autonomia para decidir até que data o aluno deve completar 6 anos permitindo a matrícula, afirmando que o assunto tem gerado muita polêmica na mídia e que o que há de concreto vindo do Conselho Nacional de Educação é que a criança ao iniciar no Ensino Fundamental deverá ter 6 anos completos até dia 31 de março. Mas é apenas um parecer que está tramitando e foi ao congresso para ser aprovado.

O Conselho Municipal de Educação tendo a possibilidade de definir a idade certa prezou por decidir que a criança deverá completar 6 anos até o dia 1º de março para iniciar o 1º ano do Ensino Fundamental. Caso contrário ela continuará no pré escolar até o próximo ano.

De acordo com a Administração Municipal existe uma preocupação ainda maior nos primeiros anos de formação, pois é no início que a criança obtém a base da educação usada em toda a vida escolar.