Deputado Colatto Defente Recursos à Agricultura em Visita a Rio das Antas
O Prefeito Municipal de Rio das Antas, Ingo Weiss, exercendo o cargo desde o dia 1 de janeiro, recebeu no seu gabinete na manhã da última terça-feira, 12, a visita do Deputado Federal e Engenheiro Agrônomo Valdir Colatto. Durante aproximadamente uma hora, juntamente de secretários municipais, foram abordados assuntos em relação à agricultura, a situação do proprietário e produtor rural, pequeno produtor, emprego e renda em pequenas cidades como o município visitado pelo Deputado que tem aproveitado para fazer um roteiro pela região no recesso parlamentar conhecendo os problemas enfrentados pelos municípios.
Segundo Colatto é urgente que se garanta ao pequeno agricultor uma fonte de renda da mesma forma como o trabalhador assalariado que quando perde o emprego recebe seu seguro, principalmente em cidades menores, com poucas indústrias e baixa oferta de emprego. “O trabalhador rural quando perde a safra, não possui seguro, trabalhou de graça, fica devendo aos bancos, e coloca em risco seu patrimônio. Precisamos trazer o ‘seguro renda’ para garantir a renda do produtor e mantê-lo na atividade”, defende Colatto comentando que o jovem deve também ter incentivo para continuar na agricultura.
Comentada pelos secretários e pelo Prefeito em Exercício Ingo Weiss, a questão do Código Ambiental Brasileiro, é um dos assuntos que tem ganhado grande atenção do Deputado Colatto em Brasília. “O Código Ambiental Catarinense desencadeou uma reação no país inteiro alavancando a descentralização dessa lei. O Código Ambiental Brasileiro deveria levar em conta que nosso país possui grandes diferenças de uma região para outra”, comenta o Prefeito Weiss com a concordância do Deputado. “Provavelmente precisaremos de vocês em Brasília, como foi feito em Florianópolis, pressionando para a aprovação do Código Ambiental Brasileiro”, orienta Colatto, já que os produtores rurais dependem diretamente essa lei.
Aproveitando a visita do Deputado Federal Colatto, o Prefeito Ingo Weiss solicitou apoio aos pequenos municípios. “Colatto é grande conhecedor das questões ambientais e agrícolas, por isso é uma parceria muito importante para Rio das Antas”, comenta Ingo. Foram sinalizados possíveis recursos para a aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas. “Esperamos que Colatto realmente consiga, até metade do ano, trazer essa verba para nós”, finaliza.