Avaliação da Prestação de Contas e das Atividades Demonstradas Pela Administração Rioantense é Positiva

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 02, na Câmara de Vereadores de Rio das Antas, uma reunião para prestação de contas da Administração Municipal. Aberta a toda a população os secretários pretendiam de forma simplificada e clara relatar aos rioantenses as atividades do 1º ano de mandato da Administração 2009/2012 em aproximadamente três horas. Estiveram apreciando a oportunidade, além do Prefeito Municipal Alcir José Bodanese acompanhado da Primeira Dama Magali Z. Bodanese e do Vice-Prefeito Ingo Weiss e a Segunda Dama Odete T. Weiss, representantes de associações e comunidades, vereadores e diversos servidores públicos. Foram apresentadas as receitas e os investimentos de cada secretaria separadamente em slides com imagens das conquistas do primeiro ano de mandato. Apesar da crise e da queda brusca na arrecadação os números mostrados foram expressivos e os trabalhos consideráveis.

Para insatisfação do executivo, o público não foi o esperado, pois segundo ele, mesmo enchendo a casa, o rioantense deveria estar muito mais presente nessas atividades. “A Administração é obrigada a prestar contas. Nós fomos além. Prestamos conta da forma como a lei exige e ainda mostramos de uma forma acessível ao povo, os trabalhos que realizamos em 10 meses, além de esclarecer como gastamos cada centavo que sai do bolso do nosso cidadão”, relata. Considerou ainda que mesmo com um saldo positivo na realização da reunião, a participação do povo é essencial. “É uma pena que muitos não vieram principalmente quem critica e num momento especial como esse não vêm conferir os trabalhos que estão sendo feitos. Tenho certeza que a partir do momento que a nossa sociedade estiver a par do que realmente a Administração vêm fazendo, dos números que foram apresentados, das obras que foram feitas, de todos os trabalhos que são realizados, começaria a ter uma outra visão da administração pública e hoje os que criticam passariam a apoiar a administração para que melhor fosse feito”, considera o Prefeito Bodanese.

O morador da Linha Novo São Paulo, Gilberto Todt aprovou a iniciativa da Administração e crê que ainda mais pode ser feito quando o povo acredita no Poder Público. “É uma satisfação ver um trabalho com tamanha transparência. Esperávamos que mais pessoas prestigiassem para que pudessem enxergar a dificuldade que o município vem passando. Mesmo assim diversas realizações foram apresentadas que com tempo de trabalho que virá serão ainda maior”, comenta. Diversas atividades revelaram números expressivos e realizações que por vezes em outros municípios estão no planejamento e em Rio das Antas já é realidade como o repovoamento das margens do rio do peixe e ainda programas e serviços que recentemente passaram a ser exigidos pelo estado como psicólogas e assistentes sociais, mas que há tempos é disponibilizado à população rioantense.

Destacaram-se obras e projetos concluídos e em execução mesmo em meio à crise e à baixa arrecadação. Aquisições, avanços na saúde, educação, projetos e recursos já garantidos para o início de 2010. “Foi um ano que além da dificuldade de ser uma nova gestão, enfrentamos realidades como a baixa na arrecadação e diversas crises. Mas muitos trabalhos foram apresentados. Os servidores muito contribuíram para que as ações aqui apresentadas tivessem saído do papel. Faz parte dos planos dessa Administração a transparência em mostrar onde estão sendo aplicados os recursos públicos. Quem tiver alguma dúvida encontrará as portas abertas para saná-las”, esclarece o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Turismo e Planejamento Rubens R. Mocellin. Para o Prefeito Bodanese o objetivo da reunião foi alcançado e se mostra satisfeito por estar com as contas em dia. “Ficamos felizes por prestar contas do que foi feito. As contas estão em dia, os credores em dia, temos dinheiro em caixa. É claro que foi um ano muito difícil, mas manobramos de outras formas. O Governo do Estado, o Deputado Cobalchini, o Governo Federal retomando as emendas com o nosso município colaboraram muito. Quem vai ganhar com isso não é o Prefeito, e sim o povo rioantense”, concluiu Bodanese parabenizando a todos os secretários e funcionários públicos pela dedicação incansável à Administração conseguindo transmitir a honestidade ao povo sempre com muita responsabilidade.