Força Tarefa Cancelado Devido A Gripe Suína

A Administração Municipal de Rio das Antas veio em nota na tarde desta sexta-feira (07), comunicar à imprensa e desta forma a população o cancelamento temporário do Força Tarefa, programado para 15 de agosto, próximo sábado, e de outros eventos previstos para acontecer nos próximos dias. O motivo, evitar aglomerações para que não haja risco de transmissão do vírus da nova gripe (H1N1). A recomendação seria da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, parceira da Prefeitura Municipal na realização do projeto, em detrimento aos riscos presentes em um evento de tal porte com grande circulação de pessoas, o que facilitaria a transmissão da gripe suína.

A princípio a intenção é transferir esta programação para data segura, onde seriam descartados maiores riscos, mas ainda não definida. A Primeira Dama Magali Z. Bodanese esclarece a necessidade das medidas tomadas, mesmo não havendo confirmações ou casos suspeitos da gripe A em Rio das Antas. “Este cancelamento se deve a uma medida preventiva da saúde do nosso município. Recebemos o comunicado da SDR solicitando que cancelássemos esse acontecimento para a segurança dos nossos munícipes”, explica usando como base o fato de que infelizmente, como divulgado pela mídia, a região possui a presença confirmada do vírus H1N1. A realização do Força Tarefa causaria um deslocamento de profissionais em número considerável para Rio das Antas, inclusive oriundos de locais com casos de gripe suína o que aumentaria o risco de disseminação do vírus. Apesar do cancelamento, segundo Magali, não há motivo para pânico, mas solicitou às pessoas que fiquem atentas e evitem aglomerações. Outra medida a ser tomada, é não procurar a Unidade Sanitária sem que haja realmente a possibilidade de ter contraído a doença. “Com isso as pessoas estariam se colocando desnecessariamente numa situação com a possibilidade de contaminação, já que entrariam em contato com lugares onde possa haver a presença da nova gripe”, solicita informando sobre a necessidade de procurar orientação médica somente quando há sinais como febre acima de 39°.

Durante a semana a Prefeitura Municipal estará fazendo novos esclarecimentos e se colocou à inteira disposição dos rioantenses. Magali reforçou o pedido para que as pessoas evitem situações de risco e que fiquem calmas. ”A Administração Municipal agradece a compreensão e pede desculpas pelo cancelamento, já que se sente igualmente frustrada por ter que transferir tal realização com importante cunho social, já amplamente divulgada”. Foi esclarecido também em relação às aulas seguirem normalmente, e que só serão canceladas quando as medidas tomadas até o momento não forem mais suficientes para garantir que o vírus não se espalhe.