Inseminação Artificial em Gado Leiteiro Começa a Apresentar Resultados
Prefeitura Municipal e Projeto Micro Bacias 2 vem colhendo frutos através da inseminação artificial em bovinos destinados à produção de leite. Os resultados já começaram a aparecer possibilitando maior lucratividade nos negócios e incentivando o Produtor a continuar no campo.
O nascimento dos primeiros bezerros é proveniente da organização da própria comunidade que decidiu adquirir o material e capacitar 4 agricultores(as) para a realização da inseminação nos rebanhos da Microbacia do Rio das Pedras. A iniciativa possui estatuto com regras estabelecidas pela Diretoria da ADM e pelos moradores. O objetivo é melhorar a qualidade do plantel geneticamente e reduzir custos. Os primeiros animais nasceram nas propriedades de Ângelo Bonetti e Pedro Lourenço Bonassi que é um dos Capacitados para a realização dos serviços de Inseminação na Comunidade de Salto Rio das Pedras. Além de Pedro, foram capacitados Elisângela Bonetti, André João Lemos e Hélio Zuffo, também moradores desta Microbacia.
Sadi Zilli (Epagri – Rio das Antas) fala que o Projeto arcou com os custos de aquisição dos equipamentos, capacitação, e as primeiras doses de sêmen. A Prefeitura de Rio das Antas além do nitrogênio para a manutenção do sêmen no botijão cobre os custos do material descartável usado nas inseminações. "Assim o Produtor melhora a qualidade do rebanho geneticamente, reduz custos, pois o serviço está mais próximo, e em médio prazo melhora o Plantel aumentando a produtividade", destaca Sadi.