Gestores de Assistência social se reúnem em Rio das Antas

O prefeito Ronaldo Loss abriu nesta segunda-feira (02) em Rio das Antas o encontro regional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS). Participaram do encontro representantes dos 15 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe (AMARP), especialmente profissionais ligados ao setor de assistência social, como secretários, coordenadores de grupos da terceira idade e prefeitos.

De acordo com a secretária de assistência social de Rio das Antas, Claudia Dalazen, o COGEMAS se reúne todos os meses, uma vez em cada município da AMARP. Já os coordenadores de grupos da terceira idade se reúnem a cada dois meses, coincidindo com o encontro do COGEMAS.

Um dos principais assuntos em pauta na reunião de Rio das Antas foi o financiamento dos tradicionais grupos da terceira idade, os quais são mantidos pelas prefeituras. Segundo Claudia Dalazen, o custeio desses grupos passará a ter uma forma diferenciada sob aspectos técnicos e contábeis e os municípios terão que se adequar a essas regras. “É um assunto de ordem técnica e de gestão, mas os municípios precisam estar atentos para continuarem prestando esses relevantes serviços de acordo com as normas legais”, afirma.

Terceira idade em Rio das Antas

O trabalho direcionado a terceira idade em Rio das Antas tem recebido atenção especial por parte da Administração Municipal. De acordo com o prefeito Ronaldo Loss, atualmente são atendidos aproximadamente 300 idosos com o oferecimento de diversos programas.

As atividades são mantidas através de encontros regulares. Todas as quartas-feiras os grupos se reúnem na sede da Casa do Idoso e, também uma vez por semana, no interior do município, na localidade de Rio Preto. Os programas oferecem várias atividades, como por exemplo bingos, bailes, viagens, assistência social, palestras e programas de prevenção a saúde.

Para Ronaldo Loss, os investimentos nesta área são importantes principalmente porque garantem uma melhor qualidade de vida para as pessoas que entram na terceira idade. ”São pessoas que já colaboraram muito com o desenvolvimento do nosso município e que merecem uma atenção especial por parte do poder público, possibilitando práticas saudáveis de lazer e também uma atenção especial com a saúde”, finaliza.