Alunos do “Projeto Saberes” se apresentam na Câmara de Vereadores
Os alunos dos cursos de música do Projeto Saberes participaram de uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Rio das Antas nessa terça-feira (07), oportunidade em que puderam apresentar um pouco dos resultados do trabalho realizado por professores e coordenadores do projeto, que é desenvolvido no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Ação Social do município.
De acordo com a Secretária de Ação Social, Claudia Dalazen, a apresentação realizada na terça-feira foi uma ótima oportunidade para divulgar as ações do projeto, bem como valorizar o empenho e a dedicação de alunos e professores. “Os ensaios acontecem todos os dias e é muito gratificante quando os alunos tem a oportunidade de se apresentar em público”, afirma.
Claudia aponta também a oportunidade que todos tiveram de mostrar ao poder legislativo os resultados deste trabalho que une ação social e cultura, já que os alunos que participam do projeto são de famílias assistidas pela área social da prefeitura. “Foi uma ótima oportunidade também para que os nossos vereadores conhecessem na prática o projeto e ficassem por dentro de tudo o que se faz de positivo com essas crianças, já que a maioria encontra-se em situação de vulnerabilidade social”.
Ação social com cultura
O projeto Saberes teve origem no antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o qual passou por uma remodelação completa no início deste ano. De acordo com a assistente social Claudia Lina Farias, coordenadora do CRAS de Rio das Antas, a reestruturação foi responsável pelo resgate da credibilidade das ações sociais envolvendo o ensino de música para jovens e crianças no município.
Atualmente são oferecidas oficinas e aulas de violão, flauta, violino e violoncelo, envolvendo mais de 40 alunos na faixa etária entre sete e 15 anos. As aulas são ministradas pelos professores Paulo Roberto Franke – violão e flauta; e Aymoré Pereira de Souza – violino e violoncelo.
Segundo Claudia Lina Farias, o atendimento é voltado exclusivamente para crianças em situação de vulnerabilidade social e, além de ser ministrado pelos coordenadores e professores, conta também com o acompanhamento de uma monitora, trabalho executado por Hildegard Seibel. “É uma equipe centrada no atendimento social com o ensino da música para as nossas crianças e jovens, como forma de orientá-los e prepará-los para o mundo externo”, explica.
Para o próximo ano já estão previstos novos investimentos no projeto, com a inserção dos cursos de teclado e piano e com a ampliação do atendimento nos cursos de violão, flauta, violino e violoncelo.