Caminhada pelo centro abre hoje o “Novembro Azul”

Uma caminhada tendo como itinerário as ruas do centro da cidade abre hoje a programação da Campanha Novembro Azul em Rio das Antas. Com a denominação de “Caminhada Contra o AVC”, a ação da Secretaria Municipal de Saúde tem a intenção de despertar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde.

De acordo com Graziela Galina, enfermeira do ESF, a atividade está programada para a tarde de hoje e acontece para marcar a passagem de duas campanhas importantes: O dia nacional de prevenção ao AVC, que aconteceu no último domingo, dia 29; e a abertura do Novembro Azul, mês em que as ações de prevenção são voltadas ao público masculino. “Como o dia nacional contra o AVC caiu num domingo, estamos realizando essa atividade com dupla finalidade e convidamos à todos para participarem conosco”.

A caminhada começa em frente à Casa do Idoso, às 16h30, passando pela praça central e terminando na unidade de saúde. Durante o trajeto os participantes receberão informações e dicas sobre como prevenir doenças cardiovasculares e AVC.

 “Dia D” será 25 de novembro

Graziela Galina informa também que a Secretaria de Saúde de Rio das Antas, em parceria com a equipe de esportes da prefeitura, está preparando uma série de atividades para o “Dia D” do Novembro do Azul, que deverá acontecer no dia 25 de novembro.  Segundo ela, a intenção é aliar torneios de diversas modalidades à exames rápidos e informações sobre prevenção de doenças. Neste dia, os homens que fizerem a triagem com as equipes de saúde, poderão participar dos torneios esportivos, concorrendo a prêmios inclusive.

A programação ainda será definida, mas a intenção é promover torneiros de modalidades como futebol, bocha, dominó e truco, dentre outras. Para participar dos torneios os homens precisarão passar por uma triagem que vai oferecer aferição de pressão arterial, informações sobre nutrição, sessões de auriculoterapia, teste de glicemia e outros. “Normalmente o público masculino não é muito adepto a prevenção, procurando o médico já com alguma doença em estágio de tratamento; então essa foi a forma que encontramos para atrair esse público para algumas ações que visam a prevenção, tal qual realizamos com as mulheres na campanha Outubro Rosa”, explica Graziela.