AÇÕES DE SAÚDE PREVENTIVAS DE RIO DAS ANTAS

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Atas está investindo cada vez mais em ações preventivas de saúde, individuais e coletivas. São muitas as atividades que estão sendo disponibilizadas para o cidadão rioantense.

Grupo de Gestante – são realizadas reuniões mensalmente, com duração de 1:30 minutos, sempre antes das consultas de pré-natal com o Médico Obstetra da unidade de saúde, a fim de otimizar o deslocamento das gestantes. Neste grupo são tratados temas relativos à gestação, cuidados básicos além da prevenção de riscos à mamãe e o bebê. Além do atendimento multiprofissional, as gestantes que participam do grupo tem garantido o acompanhamento odontológico preventivo.

ü    Grupo HIPERDIA – hipertensos e diabéticos – por se tratar de doenças que acometem principalmente ao paciente de maior idade, este grupo está sendo desenvolvido em parceria com o Grupo de Idosos, com a realização de encontros educativos e recreativos onde os profissionais de saúde fazem o acompanhamento necessário tal como aferição da Pressão Arterial, teste rápidos de glicemia, aconselhamento sobre a rotina diária do paciente, avaliação antropométrica, nutricional, orientação medicamentosa entre outras ações.

ü    Grupo Depressão e Ansiedade – Este grupo iniciará na segunda semana de Novembro, às quintas-feiras, e terá como público-alvo os pacientes acometidos de transtornos depressivos, de ansiedade, entre outros diagnosticados pelos profissionais do Programa de Saúde Mental (psiquiatra, psicóloga, clínico geral e enfermeira) e que podem ser acompanhados também em ações coletivas para intensificar o tratamento individual.

ü    Saúde na Escola – as ações preventivas do Programa Saúde na Escola têm como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. São realizadas diversas atividades como Avaliação do Estado Nutricional, Avaliação Antropométrica, Promoção da Segurança Alimentar e da Alimentação Adequada e Saudável, Promoção das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer, Saúde Ambiental, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde Ocular e Verificação da Situação Vacinal, além de palestras sobre sexualidade, prevenção de DST’s, entre outros temas relacionados à criança e adolescente em idade escolar.

Saúde Bucal – semanalmente são realizadas atividades educativas e ações preventivas de saúde bucal junto aos escolares com idade entre 06 à 12 anos, como escovação dental supervisionada, aplicação de flúor tópico, evidenciação de placa bacteriana, além da primeira consulta odontológica programática. Essas ações fazem parte do programa Brasil Sorridente e recebemapoio também de empresas como a Colgate do Brasil, empresa esta com a qual o município fechou parceria e foi contemplado com 5.000 kits de higiene bucal para a realização das atividades.

ü    Grupo de Tabagismo – este grupo está em funcionamento há cerca de 3 meses e conta com 16 participantes, dos quais cerca de 40% deles estão sem fumar há mais de 20 dias consecutivos. No grupo são tratados assuntos pertinentes aos riscos à saúde causados pelo fumo, atividades que auxiliam no processo de parar de fumar, entre outras questões importantes. Os pacientes que participam do grupo recebem acompanhamento médico, de enfermagem além do aconselhamento psicológico necessário ao processo de eliminação do vício.

Sábado Rosa – a Secretaria de Saúde irá realizar no último sábado de Outubro (31/10), a campanha Sábado Rosa, em comemoração ao mês de prevenção de doenças do público feminino, principalmente do Câncer de Mama e do Cólo do Útero. Neste sábado, durante todo o dia, serão realizadas ações como coleta do preventivo do câncer de cólo do útero, aconselhamento psicológico, distribuição de métodos anticoncepcionais, ações de enfermagem, consultas, entre outras atividades.

Ações Multiprofissionais–diariamente os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizam ações educativas e preventivas, como visitas domiciliares para aconselhamento familiar, curativos em pacientes portadores de câncer e outras enfermidades, acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família, entre outras atividades, as quais envolvem enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutica, dentistas e tantos outros profissionais, que atuam em conjunto na solução das condições de saúde apresentadas pelos pacientes em acompanhamento.

“Ao nosso cidadão rioantense, dedicamos toda nossa atenção diariamente, e a equipe profissional que hoje atua na Secretaria de Saúde está muito preparada, pois investimos muito na qualificação dos nossos profissionais para que cada vez mais eles atendam o nosso paciente com eficiência e a qualidade que eles merecem.” Afirma o secretário de saúde Selmir Bodanese.