PRIMEIRAS CASAS DO NOVO LOTEAMENTO HABITACIONAL ESTÃO QUASE PRONTAS

A Administração Municipal de Rio das Antas começa a concluir um projeto audacioso e que está incluído no cronograma de obras: o Loteamento Habitacional. Já está em fase final de construção o primeiro grupo de casas. As ruas estão demarcadas, com calçamento e sistema de saneamento básico concluídos. Pelo menos 70 famílias poderão usufruir de um complexo habitacional criado para melhorar a qualidade de vida da população.

A construtora responsável pela execução da obra trabalha em ritmo acelerado, visando entregar os primeiros imóveis o mais breve possível. A previsão é de que as primeiras casas comecem a ser entregues a partir do final de janeiro. O Loteamento Habitacional foi viabilizado pelo Poder Público Municipal, mas os imóveis poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal, tanto as casas quantos os terrenos. O projeto está incluído no programa federal Minha Casa, Minha Vida.

O Poder Público Municipal destaca que este é um trabalho que é motivo de orgulho para todos que fazem parte da Administração Municipal, enfatizando que para chegar a este ponto, onde as primeiras casas estão quase concluídas, foram inúmeros obstáculos a serem superados. A Administração Municipal destaca que é muito bom saber que todo este trabalho resultará em alegria para muitas famílias rioantenses, bem como que esse é um grande sonho que se realiza, apesar de ainda se ter muito o que fazer neste importante setor.

Para a Administração Municipal, a legislação brasileira exige o cumprimento de uma série de requisitos burocráticos, desde as licenças ambientais até a conclusão dos projetos de execução, desde a terraplanagem até o sistema elétrico, pluvial, hidráulico e a contratação da empresa para a construção das casas. São imóveis exclusivos para famílias de baixa renda de Rio das Antas. Já faz alguns meses que os interessados foram informados sobre os trâmites necessários para participação.

As famílias interessadas receberam orientações sobre como devem fazer para participar do Programa Municipal de Habitação Popular. A Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou entrevistas e analisou a documentação. As pessoas não são escolhidas e sim existem uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos interessados, deixando todo o processo mais justo e transparente.

Este projeto é resultado da elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), ou seja, as metas da Administração Municipal para os próximos 10 anos com soluções a curto, médio e longo prazos. Através deste documento é que foram delineadas as metas a serem cumpridas, a importância da realização e a forma como a estrutura habitacional de Rio das Antas deverá ser projetada e executada no futuro.

FONTE: ASCOM RIO DAS ANTAS