JOVENS RIOANTENSES SÃO DISPENSADOS DO SERVIÇO MILITAR

Na manhã desta terça-feira, dia 05, ocorreu a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) para 62 jovens rioantenses. A solenidade de Juramento à Bandeira foi realizada em frente a Casa da Cidadania – Fórum Municipal e foi comandada pelo presidente da Junta do Serviço Militar. Estiveram presentes no ato, além dos jovens dispensados e familiares, autoridades locais, a secretária da Junta, Andréia Moresco Steciuk, o delegado da 14ª Delegacia da Junta do Serviço Militar de Curitibanos, 1º tenente Adão da Silveira Bueno, e de um grupo do Tiro de Guerra.

O CDI é um documento tão importante quanto o Registro Geral (RG) ou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para os homens com idade igual ou superior aos 18 anos. A carteira de reservista é indispensável para a realização de inscrições em concursos públicos, a emissão de passaporte e também é exigência para admissão em empresas. O evento de dispensa militar ocorre uma vez por ano e tem o  objetivo de regulamentar os alistamentos que foram realizados pelos nascidos em 1993. Os jovens foram dispensados por excesso de contingente.

O delegado Adão Bueno salientou que o ato de recebimento do CDI é um momento importante para todos os jovens, já que eles prestam um juramento de ajudar na defesa da Pátria, assim que for necessário. “A partir de hoje, vocês se tornam cidadãos responsáveis e que poderão ajudar ao nosso País, caso seja necessário. O País precisa de jovens sempre dispostos a melhorar a Nação. A dispensa de vocês não significa que não tenham mais responsabilidades com o País. Pelo contrário, que sejam responsáveis pelas suas famílias, pelos trabalhos profissionais que executam ou executarão, pelo crescimento do município. Cada um tem a responsabilidade não apenas para si mesmo, mas para com os demais”, comentou Bueno.  

A Administração Municipal enfatiza que o Juramento à Bandeira representa não apenas compromisso com o Brasil, mas com a própria vida. Enfatizando que é a nossa vida, nosso futuro que deve ser relevado. Para que nossos valores sejam sempre lembrados e boas ações colocadas em prática. Este é um momento importante para todo o jovem. Para que lembrem sempre de lutar por seus objetivos, seus sonhos. Sejam íntegros, pessoas de bom caráter, de palavra e humildes. Destacando ainda, que este jovens estão dispensados do serviço militar, mas não da obrigação de serem pessoas boas e amar o País .

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas