Rio das Antas Planejará o Futuro da Estrutura Habitacional do Município

Foi lançado na terça-feira, 30, o Plano Municipal Habitacional de Interesse Social (PMHIS) em Rio das Antas. Previsto em lei, para que até o final de 2010 todo município tenha seu projeto de política habitacional formulado, irá garantir que recursos estaduais e federais sejam repassados com o objetivo de investir na infra-estrutura habitacional das cidades e da zona rural. A elaboração deverá levar em conta os déficits particulares de cada região e comunidade não apenas em habitação, mas em relação às necessidades como saneamento, ruas, serviços públicos, etc. O tempo estabelecido para a conclusão do estudo é de 6 meses e contará com a opinião da população que está convocada a participar de assembléias.

No planejamento estratégico da política habitacional de Rio das Antas deverá conter as metas da Administração Municipal para os próximos 10 anos com soluções a curto, médio e longo prazo afirmando a fundamental importância de sua realização. "O Governo Federal através da legislação determina que até o final do próximo ano sejam elaborados os planos municipais habitacionais de interesse social. Sem esses planos os municípios não acessarão mais recursos na área habitacional", orienta a Arquiteta e Coordenadora do Projeto Fátima Hermes.

Inicialmente o plano será elaborado em 6 meses dividido em três etapas pela sociedade de Rio das Antas. A Administração Municipal enfatiza sobre a essencial importância da participação dos rioantenses para que o projeto atenda da mais perfeita forma a realidade do município, afirmando que população foi convovada para que em breve participe das reuniões e que somente com a participação dos munícipes a administração terá condições de realizar adequadamente um projeto que atenda as necessidades em moradia e infra-estrutura da área urbana e rural. As referidas discussões ocorrerão após o carnaval ainda no mês de fevereiro. Até então, técnicos da prefeitura e membros da equipe de trabalho deverão levantar informações para formar um diagnóstico da situação habitacional de onde deve partir o estudo.

Mais que garantir moradias, o PMHIS servirá como mapa a ser seguido para garantir de forma correta e organizada a evolução do sistema habitacional. De acordo com a Administração Municipal, somente com a participação dos rioantenses nas assembléias e reuniões será possível que todos entendam como o plano funciona e tenham garantia de suas necessidades atendidas, enfatizando que realizará novamente o convite a todos a fim de garantir a ausência de falhas no planejamento e que as necessidades sejam atendidas.