Aumenta o Número de Idosos Vacinados Contra a Gripe em Relação a 2008
O Município de Rio das Antas imunizou contra a gripe em 2009, mais idosos do que em 2008. O total chega a 70% da população acima de 60 anos. Apesar de não atingir a meta nacional que é de 75%, o número de vacinas aumentou consideravelmente. Ano passado, Rio das Antas tinha o aproximado de 676 idosos de acordo com o IBGE, onde foi vacinado um total de 522 pessoas. Neste ano o total é de 868, e desses, 590 já receberam a vacina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, deve ser considerado que o número de vacinas aumentou, entretanto, o número de idosos também, e apesar de que não foi atingida a meta, a pasta fica satisfeita por ter um aumento notável em relação a 2008.
A Secretaria ainda enfatiza que além de ser gratuita a vacina é um direito do idoso, que não deve ter receio em tomá-la, pois não tem contra-indicação e somente deve ser evitada se a pessoa estiver gripada, mas após o período de 7 dias do vírus, a vacina pode e deve ser tomada.
Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite
Está programada para junho a Multi-Vacinação Infantil em Rio das Antas, contra a Polimelite, o foco principal da campanha, mas que também atualiza vacinas atrasadas. A campanha destinada a crianças de 0 a 5 anos inicia no dia 15 e terá a seguinte programação: de 15 a 19 de junho, o cronograma atenderá o interior do Município, e no sábado dia 20 o "dia D", realizado no Pronto Atendimento, das 08h ás 17h sem fechar ao meio-dia, atendendo a população urbana e todos que não tiverem tomado a vacina até o momento.
O "dia D" contará com programação especial. As crianças receberão presentes, pipoca e poderão fazer pintura facial. Os pais não podem esquecer a carteira de vacinação do filho. 95% das crianças de 0 à 5 anos deverão ser vacinadas.
Novidade
A Secretaria Municipal da Saúde destaca sobre as novidades que a Saúde de Rio das Antas passa a ter, como um Ginecologista que já está atendendo uma vez por semana na Unidade Sanitária de Rio das Antas, e de igual forma, no Posto de Saúde de Ipoméia e que a partir de Junho, dois fisioterapeutas atenderão por intermédio da Saúde Municipal e um Farmacêutico estará à disposição na Farmácia da Unidade.