Rio das Antas recebe certificação estadual em boas práticas de gestão

O modelo de gestão de custos implantado pela administração municipal de Rio das Antas foi classificado como case de sucesso no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018, promovido pela Universidade de Santa Catarina (Udesc). O certificado de Boa Prática foi recebido pelo prefeito Ronaldo Loss em cerimônia realizada em Florianópolis na semana passada.

De acordo com Ronaldo Loss, o município de Rio das Antas implantou o sistema de custos em suas atividades, visando o aperfeiçoamento da gestão, redução dos custos e aumento da qualidade dos serviços prestados. O sistema implantado está sendo desenvolvido de forma permanente, fomentando sua utilização e, principalmente, disseminando a utilidade e as aplicações das informações de custos no setor público.

Como resultado, o projeto está gerando sensível redução de custos para as atividades desenvolvidas pela administração municipal, além de fornecer informações importantes para subsidiar o processo de tomada de decisão, contribuindo para a alocação mais eficiente dos recursos públicos.

Para o prefeito, a classificação de Rio das Antas no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc representa o reconhecimento pelo esforço de toda a equipe da atual administração em promover uma gestão eficiente e transparente. “O projeto foi implantado pela secretaria de administração e tem como objetivo, além da melhoria na qualidade dos serviços, contribuir para uma mudança cultural na gestão dos recursos públicos do município”, afirma Loss.  

O Prêmio de Boas Práticas

O Prêmio Udesc-Esag de Boas Práticas em Gestão Pública visa identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão, entendidas como um conjunto de ações e procedimentos que consolidam avanços na realização do interesse público, implementado em órgãos públicos e em organizações da sociedade civil no estado de Santa Catarina.

Instituída em 2015 e com periodicidade bianual, atualmente em sua segunda edição, a iniciativa é do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizada com o apoio de diversos parceiros.

O Prêmio está dividido em três modalidades: Educação em Transparência Pública; Tecnologias de Informação para Transparência e Qualidade na Gestão Pública. O case de Rio das Antas foi classificado na modalidade Qualidade na Gestão Pública, que reúne práticas que ampliam o acesso e a qualidade dos serviços públicos por meio da transparência com cidadania.