Vigilância sanitária intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

A secretaria de saúde de Rio das Antas, através do departamento de vigilância sanitária, está intensificando as ações de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal agente transmissor da dengue. Nos períodos mais quentes as atividades são intensificadas devido ao aumento das temperaturas e das fortes chuvas, condições ideais para proliferação do mosquito.

Segundo o diretor da vigilância sanitária, Delson Morando de Moraes, as atividades do programa municipal de controle e combate à dengue são realizadas de forma sistemática, semanalmente para armadilhas e quinzenalmente para pontos estratégicos. “Além de verificar as armadilhas, fazemos também o trabalho de orientação das pessoas quanto a necessidade de deixarem seus terrenos sempre limpos e livres de qualquer situação que possa contribuir para o surgimento do mosquito”, completa.

A secretária de saúde, Bianca Uber, explica que o trabalho desenvolvido tem o objetivo de monitorar sistematicamente a presença de larvas do mosquito, mas principalmente despertar a consciência das pessoas para a prevenção. “O trabalho de conscientização também é muito importante, pois o combate ao mosquito exige um esforço unificado do poder público e da comunidade”.

Reconhecimento Geográfico

Para aprimorar o trabalho de combate à dengue, a Administração Municipal de Rio das Antas deve iniciar em maio a atualização do reconhecimento geográfico dos imóveis residenciais e comerciais. Trata-se de um levantamento que visa diagnosticar o crescimento populacional, bem como o aumento de imóveis na área urbana. As informações são importantes para definir linhas de atuação no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o prefeito Ronaldo Loss, o reconhecimento geográfico vem para dar mais eficácia aos trabalhos de combate à dengue, pois sabendo o número de imóveis é possível calcular o número exato de armadilhas e pontos estratégicos a serem trabalhados em todo o território municipal. “São informação importantes que nos ajudarão a definir linhas de atuação mais eficientes nesta nossa missão de cuidarmos da saúde dos rioantenses”, afirma.