Rio das Antas terá projeto de preservação do patrimônio histórico

Uma equipe da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estará em Rio das Antas na próxima quinta-feira (01), para realização de uma vistoria técnica a uma das construções históricas que o município possui e que está inscrita no Projeto Horizontes do Patrimônio Pioneiro Catarinense.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da FCC, e é voltado aos municípios catarinenses que desejarem criar ações de preservação do patrimônio histórico. O projeto tem por objetivo identificar construções civis, lugares de sociabilidade, paisagens ou referencias espaciais pioneiras.

A partir da realização de um inventário histórico e da vistoria aos imóveis cadastrados, a FCC pretende realizar o tombamento dessas construções civis, bem como desenvolver ações de preservação e valorização das edificações, além de lançar publicações frequentes para promover o registro histórico.

De acordo com a secretária de ação social da prefeitura de Rio das Antas, Claudia Dalazen, a inserção do município neste projeto aconteceu devido a uma aproximação com a FCC a partir do projeto Saberes. Ela explica que quando Rio das Antas foi contemplada com instrumentos musicais no início de fevereiro, técnicos da fundação manifestaram o desejo de conhecer pessoalmente o projeto social e convidaram o município a fazer parte também do projeto histórico.

“Nós utilizamos a cultura como instrumento de inserção social no projeto Saberes e agora estamos inseridos num outro projeto cultural também muito importante, que visa a preservação da nossa memória histórica. Embora a cultura não esteja relacionada a nossa pasta, trabalhamos de forma conjunta com a secretaria de educação para promovermos o desenvolvimento social e cultural da nossa cidade”, completa.

Para o prefeito Ronaldo Loss, o projeto vem de encontro ao trabalho realizado pelas áreas social, educacional e cultural de sua gestão. Segundo ele, todas as ações desenvolvidas por essas secretarias visam o desenvolvimento pessoal das pessoas e a valorização de seus costumes e de sua história. “Trabalhamos todos os dias para colocar em prática programas e projetos que valorizem o rioantense e este é um deles”, afirma.