Rio das Antas cria Ouvidoria através de plataforma digital
Com o objetivo de dar maior visibilidade e transparência às ações da coordenação do controle interno, a Administração Municipal de Rio das Antas criou um novo canal de comunicação com a sociedade por meio da Ouvidoria Municipal. Trata-se de sistema informatizado com uma plataforma digital, disponibilizado em convênio com a Controladoria Geral da União (CGU).
O prefeito Ronaldo Loss explica que a Ouvidoria Municipal tem como objetivo auxiliar na melhora da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas municipais, recebendo reclamações, denúncias, solicitações e sugestões e as encaminhando aos setores responsáveis.
De acordo com Loss, a Ouvidoria ainda acompanha o andamento na resolução dos problemas, com todo o sigilo e dedicação inerentes, cobrando ações em tempo hábil para mitigar danos na prestação do serviço ou ao patrimônio público. Para que isso aconteça, o cidadão também precisa se habituar a utilizar corretamente a ferramenta. “Solicitamos que as manifestações tragam a maior riqueza de detalhes possível, a fim de que a administração possa corretamente individualizar eventuais condutas, tomando as providencias cabíveis a cada caso”.
Por se tratar de um meio oficial em que todos os apontamentos ficam registrados, é importante que o usuário utilize a Ouvidoria apenas para apontamentos diretos e com o devido respeito aos agentes públicos e suas instituições. “Importante ressaltar que por tratar-se de plataforma oficial de comunicação do poder público com o cidadão solicitamos que as manifestações sejam sempre realizadas com o maior respeito que todos merecem”, completa Loss.
Para o prefeito, além de garantir um contato mais direto com a população, a Ouvidoria cumpre um papel importante no processo de transparência das ações da Prefeitura Municipal. “É mais um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e denúncia da sociedade, que visa garantir os direitos dos cidadãos, concretizando, dessa forma, o princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações da Administração Pública e os munícipes”, conclui.
O link para acesso a Ouvidoria Municipal de Rio das Antas é: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/SC/RiodasAntas/Manifestacao/RegistrarManifestacao