Ensino municipal cria programa especial de ensino

Um novo programa de ensino vem sendo desenvolvido pela secretaria de educação do município e vem trazendo inúmeros benefícios aos estudantes. Baseado e inspirado no perfil alemão de ensino Waldorf, o ESCOLA NA FLORESTA vem trazendo algumas mudanças para os alunos da rede municipal.

O projeto que vem sendo apresentado é de trazer os alunos para mais próximo da natureza e com atividades relacionadas ao contato humano com o meio ambiente. Para a professora idealizadora do projeto, Jane Seidel, é motivo de muita alegria e orgulho poder trabalhar com este perfil de ensino em Rio das Antas;
“Nosso maior objetivo é a educação de nossas crianças de maneira responsável e ética. Fazer as crianças tocarem e sentirem a natureza em
si, faz com que o senso de respeito e consentimento ambiental desperte neles desde cedo”, disse Jane.
As atividades que são desenvolvidas envolvem desde o ouvir o som da natureza, até o entender porquê se deve jogar o lixo no lixo. “Trabalhamos todos os sentidos dos alunos, o conhecer o que é realmente natural, os cuidados ao estar em ambientes como a floresta, cuidado com água e fogo, entre tantas outras atividades e brincadeiras que fazemos”, conclui a professora Jane.

Para a diretora da Escola Nucleada Jacinta Nunes,
Rosangela Kath, a atividade rendeu um aumento considerável no desempenho e no próprio entusiasmo dos alunos. “Há um cronograma para atender o máximo de turmas por vez, o transporte é feito pela própria prefeitura e não é cobrado, assim como os lanches oferecidos. E para os alunos, o fato de sair da escola e ir até a floresta para realizar as atividades é muito esperado. Sentimos de imediato a melhora no rendimento deles”.

As atividades vem sendo desenvolvidas desde o último mês, em um sitio da família da própria professora idealizadora do projeto. Todas as ações são monitoradas e acompanhadas por professoras da rede municipal e a pretensão é continuar de maneira constante com a conscientização e educação desses jovens alunos.

Ainda sobre a inspiração no ensino
Waldorf a professora Jane Seidel dá um breve detalhamento de como são feiras as atividades:
“A Pedagogia
Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis”.