Secretaria de Saúde de Rio das Antas responde acusações
A responsável pela secretaria de saúde de Rio das Antas, Bianca Ferrer Uber, fez esclarecimentos acerca da sua pasta e sob acusações que fora feitas na última semana.
“Em relação a sala de vacinas gostaria de ressaltar que a sala não foi fechada, ela esta em pleno funcionamento. O que acontece é que nós enviamos uma técnica de enfermagem capacidade da unidade central, uma vez por semana na unidade de Ipoméia, isso de acordo com a demanda. Tivemos que tomar esta atitude porque a funcionária que trabalhou lá em mais de uma década, está sem a capacitação atualizada, e quando foi solicitada para a atualização, ela se recusou dizendo que estava para se aposentar”. Bianca fala da “denuncia” que foi feita pela vereadora do município Eliane Ledur, sob o suposto fechamento de uma sala de vacinas.
“O que vem sendo dito pela vereadora, não condiz com a verdade. Temos todos os documentos, laudos e avaliações técnicas que comprovam o oposto ao que ela alega. Por conta da irresponsabilidade da técnica na época, que é a a mesma que vem fazendo estas denúncias de cunho político, foi tido um prejuízo de R$ 6.508,91 em vacinas que tiveram de ser recolhidas e descartadas imediatamente” completou Bianca.
Os laudos mencionados foram realizados pela Secretaria de Saúde do Estado, através da diretoria de vigilância epidemiológica, em fevereiro deste ano. E segundo os mesmos foi um erro da técnica que causou o prejuízo, por conta de má leitura de temperatura. “Em supervisão realizada na data de 02/02/2017 na sala de vacinas de Ipoméia, constatamos que a leitura do termômetro estava sendo feita errada. (…) Onde deveria estar a temperatura interna, consta a umidade do Ar.” diz o laudo apresentado.
Com este erro a administração recebeu orientação do descarte imediato de todas as doses de vacinas que estavam armazenadas em Ipoméia, o que causou o prejuízo mencionado pela secretária.
“Em todas as campanhas de vacinação teremos um profissional atuando diariamente no distrito de Ipoméia. Segunda feira dia 17, por exemplo, já iniciaremos a campanha 2017 contra a gripe. Nesse período nossa profissional estará disponível em todas as manhãs para efetuar as vacinas” conclui Bianca.