Projeto Saberes funcionará no antigo hospital
O projeto Saberes estará, em breve, de casa nova. A área física do antigo Hospital Nossa Senhora dos Anjos está sendo reformada pela administração de Ronaldo Loss e Doutor Jaime para abrigar as atividades do projeto, em local mais adequado. O Corpo de Bombeiros de Rio das Antas já fez as vistorias e aprovou o novo local.
A secretária da Assistência Social do município, Cláudia Dalazem, acentua que o projeto Saberes é destinado a crianças e jovens, com idade entre 7 a 17 anos. Tem por objetivo trabalhar a afetividade, reforço escolar, noções de higiene, fortalecimento dos vínculos familiares. Outros temas abordados são meio ambiente, jogos e brincadeiras, identidade, arte, saúde, esporte, dentre outros.
Claudia destaca que o local está passando por algumas adequações de praxe, como por exemplo a pintura interna. Também foi feita a lavagem das paredes e do forro. “Estamos adequando as dependências do antigo hospital e, em breve, as atividades passarão a ser realizadas lá. Estamos revitalizando e vamos aproveitar aquele local”.
DESCRIÇÕES
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS: Tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF(Programa de atendimeno Integral a Família
. Com as famílias, o serviço busca estabelecer discussões reflexivas, atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança pequena
. Deve possibilitar meios para que as famílias expressem dificuldades, soluções encontradas e demandas, de modo a construir conjuntamente soluções e alternativas para as necessidades e os problemas enfrentados.
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS: Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA ADOLESCENTES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS: Tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. As atividades devem abordar as questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem. As atividades também devem desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer. As intervenções devem valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social; criar oportunidades de acesso a direitos; estimular práticas associativas.