Rio das Antas recebe visita de Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde
Na última sexta-feira 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas recebeu a visita da coordenadora das Redes de Atenção à Saúde da macrorregião do Meio Oeste Ivanice Peccin. Ela esteve acompanhada do gerente regional de saúde de Videira, Geancarlos Farnom Flores de Matias.
“Tenho falado em todos os municípios em que tenho visitado para que conheçam o trabalho desenvolvido na área da saúde de Rio das Antas. Vejo que é possível administrar bem os recursos públicos investindo em estrutura física adequada e principalmente na qualidade de atendimento do nosso paciente do Sistema Único de Saúde.” Ressalta Ivanice.
Na oportunidade, ambos estiveram conhecendo o novo sistema informatizado de prontuário eletrônico implantado pela Secretaria de Saúde, no intuito de agilizar o atendimento e reorganizar o controle das informações geradas pelos atendimentos dos profissionais de saúde, principalmente da Atenção Básica, Saúde da Família e NASF.
“Queremos que os gestores de saúde visitem a Secretaria de Saúde de Rio das Antas para conhecer, não somente a estrutura física que é considerada de alto padrão, mas principalmente, o sistema introduzido aqui de Regulação do Atendimento e de acolhimento ao paciente.” Destaca o gerente de saúde Geancarlos.
A Regulação dos Atendimentos e o Acolhimento Humanizado ao paciente foi tema de um projeto de Boas Práticas da Atenção Básica de Santa Catarina, ficando em segundo lugar na região do Alto Vale do Rio do Peixe, entre os 18 projetos encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde.
Com a implantação do Regulador, explica o secretário de Saude Selmir Bodanese, conseguimos otimizar o horário de atendimento disponível ao pacientes, para todos os profissionais da Secretaria, evitando assim a formação de filas de espera.
“ Alem disso contamos com o Acolhimento Humanizado, que é uma prática trazida pelo Ministério da Saúde, através do HumanizaSUS, onde o paciente deve ser acolhido por um profissional treinado para isso, de maneira que ele tenha todo o conforto durante a sua passagem dentro da instituição e ainda, que não se sinta perdido como acontece na maioria das unidades de saúde do país.” Completa o secretário de saúde Selmir.