Demanda Livre expande serviços na área da saúde em Rio das Antas

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas vem atuando de maneira extremamente ativa para melhorar constantemente o atendimento prestado aos pacientes. Desde que a atual Administração assumiu a gestão, muitas foram as mudanças implementadas na área da saúde, todas em função da melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão rioantense. A mais significativa destas mudanças foi a implantação do atendimento médico por demanda livre.

 

Você sabe o que é demanda livre?

 

A demanda livre na saúde se caracteriza pela inexistência de fichas, ou seja, todo paciente que procurar por atendimento médico deverá ser atendido, independente da hora e da gravidade do caso. E não estamos falando de protocolo de Manchester, onde o paciente é classificado com uma determinada cor e deve aguardar pelo atendimento no tempo previsto pelo protocolo. No caso de Rio das Antas, o município paga um profissional médico para ficar na unidade de saúde durante as 24 horas do dia. Por isso, todo paciente que chega na unidade para atendimento médico, é atendido, independente se o número de consultas previstas para o dia já tiverem sido realizadas.

 

Essa metodologia de trabalho faz parte da Política de Humanização do SUS, onde há o acolhimento humanizado ao paciente. O acolhimento é reconhecido como diretriz da humanização dos serviços de saúde e possibilita uma escuta qualificada. O acolhimento é um dispositivo de garantia para a entrada da demanda espontânea dos usuários nas unidades.

 

Agora, no novo modelo de prestação de serviços médicos instituído, com plantão presencial durante as 24 horas do dia, onde o profissional médico não pode se ausentar da unidade, principalmente no período noturno, o cidadão rioantense pode se sentir mais seguro e tranquilo quando necessitar dos serviços de saúde.

 

Essa mudança tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços já realizados na área da saúde no município de Rio das Antas, pois aqui os profissionais médicos são também valorizados pelo seu trabalho, tendo todas as condições necessárias para desenvolver um atendimento de muita qualidade ao paciente, desde uniforme completo e personalizado, material médico hospitalar, equipamentos e medicação de primeira qualidade, além de outros aparatos de suporte.

 

É importante ressaltar que o município possibilita também a constante qualificação destes profissionais através de cursos e treinamentos em Urgência e Emergência, da criação de protocolos que são formatados constantemente por uma empresa especializada, entre outras ações que visam a qualificação do atendimento.

 

Na unidade de Pronto Atendimento são realizados mensalmente cerca de 1.500 procedimentos, entre consulta de urgência, observação clínica, medicação, encaminhamentos à referência hospitalar e pequenos procedimentos ambulatoriais.

 

“Os números mostram nossa realidade de demanda livre, esta é a nossa maior prova de que todo paciente que procura por atendimento é acolhido e tem seu problema de saúde melhorado pela equipe de profissionais da saúde rioantense” finaliza o secretário Selmir Bodanese.