Atendimento domiciliar através do PSF melhora qualidade de Vida da população de Rio das Antas

A atenção a saúde  básica  é assunto levado muito a sério no município de Rio das Antas. Através do Programa Saúde da Família- PSF, tem oportunizado melhoria na qualidade  de Vida  da população com atendimento qualificado e diferenciado, oferecendo vários serviços que são realizados  diretamente  na residência do paciente.

 Os números registrados pela secretaria municipal de saúde confirma essa realizade.No caso da Fisioterapia em seis anos de PSF o Dr. Eduardo Dagnoni (Especialista em Ortopedia e Traumatologia, membro da AFB e Membro do Nupen)  já realizou cerca de 7.500 atendimentos em pacientes domiciliares, cujo programa é realizado sistematicamente. Toda  a semana, são realizadas visitas para tratamentos e consultas no domicilio de pessoas  que se encontram enfermos, dentre os quais, vitimas de AVC, TRM, TC, PÓS CIRURGICOS ORTOPEDICOS, GERIÁTRICOS e ACAMADOS.

 O Programa, segundo o secretário Selmir Bodaense,  demonstrou-se de grande valia, pois apresenta uma abrangência ampla e eficiente. “ Alem da redução de custo no translado de pacientes com deficiência motora  e dificuldade para tratamento no ambulatório, o PSF estatisticamente apresenta uma evolução de melhora para os atendidos de 4 vezes em relação ao sistema antigo”, afirma.

 Com estas e outras ações voltadas ao atendimento  da população que procura o serviço público de saúde, o município de Rio das Antas atingiu o nivel de excelência no atendimento conquistados pelas normas e diretrizes adotadas pelo programa PMAQ.

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária.

 A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.

 O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Percebendo a expansão do Programa Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reaorganização da Atenção Básica no Brasil, o governo emitiu a Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, onde ficava estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS:

 De acordo com a Portaria Nº 2488/2011 uma das características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica.