Rio das Antas faz parte da rede de monitoramento meteorológico automático da Epagri/CIRAM
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC – CIRAM/Epagri ampliou sua rede de monitoramento buscando trazer novos benefícios à população catarinense. Recentemente a região do Alto Vale do Rio do Peixe foi contemplada com uma série de estações meteorológica, sendo que, Rio das Antas, recebeu a sua segunda estação agrometeorológica automatizada.
Portanto temos uma ao Norte, na Linha Rio Bonito e outra ao sul, na localidade conhecida como Pedreira. A disposição destas estações foi em locais que estrategicamente possuem um bom sinal da operadora de celular conveniada, que faz a transmissão dos dados instantaneamente e que permite que sejam visualizados e consultados pela população. As estações são compostas de sensores que registram os dados horários de chuva, temperatura (média, máxima e mínima), umidade relativa e umidade foliar.
Pela internet a população tem acesso direto aos dados bem como, dos principais produtos por eles gerados. Destaque se faz para o Agroalertas ,que monitora a possibilidade de ocorrência de doenças, e que já é conhecido no sistema SISPIT(tomate). Este já está em fase de testes para ser ampliado para mais de 35 culturas que podem ser plantadas na região.
Hoje os dados meteorológicos de Rio das Antas podem ser acompanhados, estudados de qualquer parte do mundo pela internet. Isso só ocorreu pela parceria entre Epagri, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e dos agricultores Nelson Bandiera e Neucir Contini que aceitaram colocar as estações em suas propriedades.
Para o Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio das Antas, Dirceu Szymkow, o resultado mais conhecido da meteorologia e a previsão do tempo divulgada nos telejornais, esta área do conhecimento também gera informações fundamentais para o setor agrícola, a relação da meteorologia com a agricultura está no aumento da produtividade das plantas e dos animais.
Maiores informações, podem ser obtidas na região com o Agrônomo Charles Seidel, pelo email: seidel@epagri.sc.gov.br
Os dados podem ser acessados pelo link: