ADMINISTRAÇÃO TOMA MEDIDAS EMERGENCIAIS CONTRA ESTIAGEM

A Administração Municipal de Rio das Antas foi obrigada a tomar medidas emergenciais em função da estiagem que assola a região desde o ano passado. As chuvas registradas nos últimos dias não foram suficientes para normalizar a situação. Açudes, poços artesianos e riachos estão secando. 

A situação é mais grave na área rural. O abastecimento de água para consumo animal está sendo feito com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários. São vários os pedidos feitos pelos moradores. Conforme a necessidade, a corporação vai realizando o fornecimento de água.

Entretanto, a situação se agravou e já começa a faltar água para consumo humano. Nem a perfuração ou escavação de poços está resolvendo. Para minimizar os impactos da seca, a Administração adquiriu bombonas para o transporte de água potável. O abastecimento de água potável não pode ser efetuado por qualquer tipo de veículo.

A responsabilidade do fornecimento de água na área urbana é da Casan, mas recai sobre o município a responsabilidade com a área rural. A equipe da Administração Municipal não está medindo esforços para colocar água na casa das pessoas.

De acordo com o Poder Público já foi decretada Situação de Emergência pensando nesta possibilidade, mesmo que não esperada, pois a expectativa era de que não faltasse água para o consumo da população. O Município já solicitou apoio do Governo do Estado na semana passada, a fim de conseguir recursos extras para conseguir suprir a carência de água em algumas comunidades.

As Secretarias de Obras e Agricultura estão intensificando a escavação de poços nas propriedades, para melhorar o armazenamento de água para os animais. A Administração afirma que estas ações são medidas paliativas, bem como que está sendo transportada água potável em bombonas especiais, adquiridas especialmente para esta finalidade.

Parte da equipe da Administração Municipal esteve reunida para debater sobre medidas que podem ser adotadas já a partir da semana que vem. Todos os esforços estão sendo feitos pela Administração para minimizar os problemas de abastecimento de água no interior. Está sendo aguardada a posição da Defesa Civil de Santa Catarina sobre a liberação de recursos para investirmos em captação de água, perfuração de poços e na aquisição de bombonas de água para a comunidade.

FONTE: ASCOM – Rio das Antas