RIO DAS ANTAS RECEBE RECURSOS DA DEFESA CIVIL

O Município de Rio das Antas receberá R$ 130 mil da Secretaria Estadual da Defesa Civil para investir em obras nas áreas afetadas pela enxurrada registrada em setembro passado.

Em função dos vários danos ocasionados pelos alagamentos, a Administração Municipal conseguiu a liberação de recursos, que serão investidos para melhorar as áreas afetadas e evitar que problemas semelhantes ocorram futuramente. Depois de efetuado um plano minucioso de trabalho para reconstrução das áreas afetadas, desenvolvido e enviado pela Prefeitura, o Governo do Estado autorizou o repasse do dinheiro.

De acordo com a Administração Municipal, estes são recursos importantes para o município minimizar os problemas das chuvas daquele mês. Muitas famílias tiveram de ser atendidas no ginásio de Ipoméia e em rápida ação das equipes da prefeitura e dos Bombeiros Voluntários, foi conseguido evitar danos a vida das pessoas. A Administração afirma que infelizmente não é possível lutar contra o clima, porém, com este dinheiro será possível fazer obras para minimizar os efeitos das chuvas.

Os critérios para o recebimento destes recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração, foram apresentados a Administração Municipal. Além disso, foram definidas as obras a serem realizadas. A Secretaria de Estado da Infraestrutura fica a cargo da destinação dos recursos e o processo de dispensas de licitações para as obras devido ao caráter emergencial.

A Administração Municipal enfatiza que foram momentos difíceis para todos de Rio das Antas. Ver o nível do Rio do Peixe subindo tão rápido e saber que pouco poderia ser feito, o que faz todos pensarem sobre o poder que tem o clima. Entretanto, destaca, que o poder público está a cada ano, se precavendo e realizando ações que possam minimizar os prejuízos para a população e realocando moradores para outras áreas.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas.