RIO DAS ANTAS DISPONIBILIZA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Ninguém gosta de levar uma picadinha, mas vacinar é fundamental para a saúde. Quando se pensar em imunização, automaticamente recai a preocupação quanto a crianças, mas os adultos também devem receber algumas vacinas. Nas campanhas de vacinação infantil, os pais levam imediatamente seus filhos para vacinar. Mas quando se trata da vacinação de adultos, muitos fogem.

Normalmente são as crianças que apresentem um organismo mais suscetível a doenças. Porém, em todas as fases da vida é possível contrair infecções virais ou bacterianas. Algumas doenças podem ser evitadas. A Rede Pública Municipal de Saúde de Rio das Antas oferece a maior parte das vacinas, gratuitamente, e neste momento o foco é a vacina contra a Febre Amarela.

A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (permanece por, no máximo, 12 dias) e de gravidade variável. A forma mais grave caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que podem levar à morte. Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas. Com a proliferação da doença por vários estados, a Rede Municipal passou a disponibilizar a vacina.

Para tomar as vacinas, basta ir ao posto de saúde com os documentos. É simples, de graça e o procedimento é rápido. A busca pela vacina ainda é pequena em Rio das Antas. Menos de 10% da população já foi imunizada, principalmente aquelas pessoas que costumam viajar para outros estados. A informação é da técnica em Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Gilvane Moraes.

A imunização é feita em pessoas com mais de nove meses de idade, neste caso, as crianças, e com reforço a cada 10 anos. A restrição é para gestantes e diabéticos. "Antes era apenas em algumas regiões de risco, mas o vírus se proliferou e o Ministério da Saúde distribuiu as vacinas para que a população possa ser imunizada. Não é uma campanha, mas é recomendável que seja feita a vacina contra a Febre Amarela", diz Gilvane.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as vacinas são gratuitas e a intenção é prevenir uma série de doenças, algumas delas gravíssimas que podem levar a morte. Por este motivo a secretaria orienta as pessoas, desde crianças até idosos, a tomarem as vacinas quando vierem ao posto, uma vez que todas as vacinas estão sendo disponibilizadas no município.

Para as crianças, duas novas vacinas foram liberadas pelo Ministério para serem ministradas gratuitamente: antipneumocócica e antimeningocócica. Elas foram incorporadas ao calendário nacional de imunizações. A vacina antipneumocócica protege contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite, sinusite e otite. As doses vão ser dadas aos dois, quatro e seis meses, com reforço entre 12 e 15 meses.

Já a vacina antimeningocócia é para evitar infecções e meningite causadas pela bactéria meningococo C. Para as crianças com idades entre um e dois anos é necessário apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de um ano precisam tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade para estarem completamente imunes à doença. Importante é manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas